
As categorias de trabalhadores de Enfermagem seguem mobilizadas em defesa de seus direitos e do piso salarial nacional. Na última segunda-feira, 26/09, as trabalhadoras e trabalhadores realizaram mais uma manifestação para chamar a atenção e conquistar o apoio da população, desta vez em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso. O ato do Rio de Janeiro, que acompanhou mobilizações promovidas em outras cidades brasileiras no mesmo dia, foi organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), pelo Fórum de Enfermagem e pelo Sindsprev-RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro). O Sintuperj acompanhou a mobilização com a participação da Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador Simone Menezes Damasceno.
De acordo com os manifestantes e os trabalhadores organizados, o ato teve como pauta a luta para que o Congresso Nacional aprove na próxima semana o projeto de lei que prevê no orçamento da União para o ano de 2023 a fonte de custeio para a implementação do piso salarial nacional, reivindicação histórica da categoria.
Aprovada pelo Congresso Nacional no mês de julho de 2022, e posteriormente sancionada pelo Governo Federal em agosto do mesmo ano, o piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras é uma busca por justiça e reconhecimento por toda a dedicação e entrega da categoria à população brasileira. A lei foi suspensa pelo ministro Luis Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal, atendendo questionamento da CNSaúde, Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, e Estabelecimentos e Serviços. A decisão foi encaminhada para apreciação do pleno do tribunal.
A mobilização das categorias de Enfermagem seguirá na próxima semana, com o ato agendado para a próxima segunda-feira, 03/10, às 11 horas, no Centro do Rio. A concentração será em frente ao Rio Imagem, na Avenida Presidente Vargas. O Sintuperj se solidariza com essa luta, pois o pleito é justo e a atuação das trabalhadoras e trabalhadores da área de Enfermagem é importante e necessária para a sociedade brasileira.
Com informações do Sindsprev-RJ