Sintuperj atualiza técnico-administrativos da Uerj sobre Grupo de Trabalho que trata da reformulação do plano de carreira

Encerrou-se nesta quarta-feira (27/12), o prazo de vigência do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visando `a elaboração de estudos quanto `a avaliação do projeto de reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos técnico-administrativos da Uerj. O GT foi instituído no último dia 27 de novembro, após reunião entre o governador e demais representantes do Governo com diretores do Sintuperj e representantes da Uerj que ocorreu no mesmo dia.

No dia 07 de dezembro, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho, via videoconferência, com a participação da coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves; do chefe de gabinete do reitor e procurador da Uerj (PG Uerj), Jairo Henrique Pereira; do Subsecretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Ventura Abreu,  do Subsecretário de Gestão de Pessoas, Alexandre Mendes Meyohas; e do Superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, Felipe de Carvalho Pires. O conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho) não pôde participar da reunião devido a dificuldades de acesso à internet.

Do encontro, resultou a produção de uma ata com pontos debatidos na reunião e que foi anexado ao processo referente `a elaboração de estudos sobre a reformulação do plano de carreira: SEI-260007/064749/2023. Uma das considerações levantadas pelos representantes do Governo diz respeito a pontos negociáveis com vias `a redução do impacto financeiro do PCCS.

Após esta primeira rodada de negociações, ficou decidida a elaboração de uma nota técnica com a apresentação de alguns cenários de negociações a serem apresentados ao Governo do Estado. Está norma foi apresentada no último dia 26 de dezembro. No mesmo dia, o chefe de gabinete da Procuradoria da Uerj, Jairo Henrique Pereira, solicitou oficialmente ao secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, a inclusão desta nota técnica ao processo de avaliação do projeto de reformulação do plano, a fim de que o secretário tenha maiores informações para decidir o encaminhamento a ser dado ao pleito.

Mesmo durante o recesso acadêmico, o Sintuperj permanece vigilante e em contato com as esferas administrativas do Governo e da universidade para que a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Uerj e do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) da Uenf tenham a tramitação mais célere e favorável possível `as categorias técnico-administrativas das respectivas universidades.

O sindicato também faz um agradecimento pelo empenho e esforços dispensados pela Reitoria da Uerj, nas figuras do reitor Mário Sérgio Carneiro e do chefe de gabinete do reitor e procurador da Uerj, Jairo Henrique Pereira. Assim como à nova Reitoria da Uerj eleita para o mandado 2024-2027, nas figuras da reitora, Gulnar Azevedo, e do vice-reitor, Bruno Deusdará, que durante a campanha eleitoral se comprometeram a apoiar a reformulação do PCCS dos técnico-administrativos da Uerj.

Confira, abaixo, a ata da reunião do dia 07 de dezembro com a assinatura eletrônica do documento pelos representantes do Governo, a solicitação do chefe de gabinete da PG Uerj ao secretário de inclusão da norma técnica ao processo que visa avaliar o projeto de reformulação do PCCS e a Norma Técnica com proposições de cenários de possíveis negociações: