Em mais uma ação que marca as comemorações de seus 25 anos de fundação, o Sintuperj promove no Mês das Mulheres uma ação que demonstra a força das mulheres que lutam e sonham na nossa sociedade. No dia 27/03, o sindicato promove o evento “Mulher: A força que transforma o mundo”, na qual celebra o empoderamento e a busca por respeito e reconhecimento dos direitos das mulheres brasileiras em diversos campos, como a política, a produção acadêmica e a justiça.
Para demonstrar sua trajetória de luta reivindicando a força das mulheres lutadoras na nossa sociedade, em especial nas universidades públicas estaduais (Uerj e Uenf), o Sintuperj recebe a deputada estadual, atual presidente do Coren-RJ e servidora da área de Enfermagem do Hupe/Uerj Lilian Behring; a diretora do Departamento de Políticas e Ações para Educação à Distancia da Pró-Reitoria de Graduação Celly Saba; a presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB-RJ Marilha Boldt; e as representantes do Programa Empoderadas, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
O Sintuperj convida toda a comunidade universitária para esse evento de celebração à força e ao poder feminino, destacando a dedicação das mulheres que lutam e sonham.
SINTUPERJ CONVIDA:
Mulher: A força que transforma o mundo
Celebração dos 25 anos do Sintuperj e da luta das mulheres
Data: Dia 27/03/2025 (quinta-feira);
Horário: 13h;
Local: Auditório 13, 1º andar, Bloco F, Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã da Uerj.
Confira a bio das participantes do evento:
Lilian Behring
Deputada estadual do Rio de Janeiro, é doutora em enfermagem cardiovascular e Mestre com ênfase em cardiologia pela UFRJ. Especialista em gestão de saúde (IBMEC) com atuação em emergência e terapia intensiva (Uerj). Enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj), membro da Associação Brasileira de Enfermagem e membership American Heart Association. Foi eleita duas vezes presidente do Coren-RJ (2020 e 2023), sendo a atual presidente. Em sua trajetória constam participações efetivas como membro da Comissão Nacional de Emergência (Cofen), assim como professora convidada de pós-graduação/especialização na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Estácio de Sá (UNESA), no Estado do Rio de Janeiro; Universidade Veiga de Almeida, nos municípios do Rio de Janeiro e Cabo Frio; UniFoa, em Volta Redonda-RJ; e UnigranRio, em Duque de Caxias/RJ.
Celly Saba
Professora Associada da Uerj, lotada no Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG), é doutora em Ciências (Fisiologia Endócrina) e mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). É coordenadora de Graduação EaD IBRAG/CEDERJ/UAB e Professora permanente do PPGEBio/PROFBIO-Uerj. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, Digestório a Reprodutora, atuando atualmente em ensino de fisiologia humana na formação inicial e continuada de professores de ciências e biologia para os cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto de Biologia da UERJ. Diretora do Departamento de Políticas e Ações para Educação à Distancia da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1).
Marilha Boldt
Advogada, Mestre em Direito com enfoque em Gênero e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Direitos Humanos e Transformação Social (GPDHTS) na UNIRIO e no Núcleo Interamericano de Direitos Humanos (NIDH) na Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ. Coautora de Diversos Livros na pauta dos Direitos das Mulheres, além de diversos artigos científicos na temática, destacando o livro fruto do seu mestrado, de título “A Interseccionalidade no Enfrentamento à violência doméstica: uma análise da política de Educação de Brasília”. Atua como presidente e fundadora do Instituto Superação da Violência Doméstica, e como presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB-RJ. Exerce os cargos de conselheira no Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres e no Conselho dos Direitos das Mulheres do Município do Rio de Janeiro. É integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar no TJ-RJ, líder Revibra Europa no RJ, líder do Comitê de Combate à violência contra as Mulheres e Meninas do Grupo Mulheres do Brasil no RJ.
Programa Empoderadas
O Programa Empoderadas é um programa vinculado à SEDSODH (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro) voltada para o enfrentamento à violência contra a mulher e ao acolhimento, oferecendo equipe multidisciplinar e aulas práticas com professoras profissionais em técnicas de desvencilhamento que auxiliam no desenvolvimento da confiança e na capacidade de reagir em situações adversas. Nosso objetivo é fortalecer mulheres por meio da informação, do acolhimento e da capacitação para lidar com situações adversas.