SINTUPERJ INFORMA: Próxima assembleia, dia 09/09, às 10h, no Hupe. Entenda o porquê o momento não é favorável à greve dos técnicos da Uerj

A política é complexa. Apesar de a luta da classe trabalhadora por direitos e condições dignas de vida e de trabalho serem prerrogativas inquestionáveis, existem formas e circunstâncias que favorecem ou não o uso do maior instrumento de luta dos trabalhadores: a greve. Para ser utilizado como instrumento de luta dos trabalhadores, a greve precisa ser avaliada de maneira cuidadosa e sem paixões, pois é uma decisão que não pode colocar a base de técnico-administrativos da Uerj em risco. Temos que avançar na luta pela conquista de direitos e não colocar os nossos direitos atuais na berlinda e suscetíveis a qualquer tipo de ameaça.

Na última assembleia dos técnico-administrativos da Uerj, realizada no dia 13/08, a maioria dos presentes votou pela entrada da categoria em Estado de Greve. Com um placar de 59 votos favoráveis ao Estado de Greve e 42 votos contrários, a votação foi sucedida pela saída em massa de servidores, sobretudo de um grupo que se classifica como “oposição ao sindicato”, que foram à Assembleia exclusivamente com o intuito de aprovar o Estado de Greve e até mesmo a própria Greve.

A Diretoria Executiva do Sintuperj e parte da base dos servidores técnico-administrativos da Uerj votou contra a proposta de Estado de Greve por entender, como mencionado anteriormente, que as circunstâncias não são favoráveis à eclosão de um movimento grevista pelos técnicos da Uerj, seja em abrangência macro ou micropolítica.

Internamente, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro atravessa uma grave crise institucional protagonizada por Reitoria e estudantes, que já trouxe   prejuízo ao funcionamento do Conselho Universitário e da própria instituição, que há dias convive com a diminuição de parte das suas atividades. Crise iniciada pela supressão de direitos estudantis por meio do Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 038, o qual o Sintuperj reitera seu apoio pela revogação, e que já dura um mês desde a manifestação estudantil que ocupou a Reitoria, em 26 de julho de 2024. Situação que toma para si, principalmente por envolver grupos sociais vulnerabilizados, todas as atenções políticas e da mídia.

Além disso, a Diretoria Executiva do Sintuperj está buscando formas de retomar as negociações com o Governo do Estado. Existe um Grupo de Trabalho criado pelo governador do Estado em novembro de 2023 exclusivamente para este fim, sobre a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos técnico-administrativos da Uerj. Nos últimos meses, a Diretoria Executiva do Sintuperj tem buscado por meio de interlocutores chegar ao governador para o prosseguimento das tratativas. Além disso, o Sindicato tem lutado incessantemente pela retomada do pagamento dos auxílios Saúde e Educação, que foram judicializados, como já foi divulgado anteriormente, mas que também estão abarcados pela proposta que reformula o plano de carreira da nossa categoria.

Externamente, os servidores estaduais vinculados ao Poder Executivo, assim como os técnicos da Uerj, capitaneiam a campanha “Recomposição Salarial Já!”, através do Fórum Permanente dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro (Fosperj), marcada por manifestações públicas e diálogos com representantes do Governo, com o intuito de que este cumpra a Lei e pague as recomposições salariais concedidas somente para os servidores dos poderes Legislativo e Judiciário, nos primeiros bimestres de 2023 e 2024. Nenhuma, absolutamente nenhuma das diversas entidades que compõem o Fosperj, do qual o Sintuperj integra, cogitam a entrada em greve por enquanto. Sobretudo a nossa coirmã Asduerj, a Associação de Docentes da Uerj.

Como se todos esses fatores não fossem o suficiente, a Uerj ainda convive com uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada na Assembleia Legislativa que investiga possíveis irregularidades na Administração Central da instituição, inclusive com a convocação da reitora da universidade para a audiência pública realizada no último dia 13 de agosto.

Todos esses fatores somados convergem para um enfraquecimento político de um movimento grevista que, devido às circunstâncias, tende a permanecer isolado – quando o ideal é que ele ocorra em conjunto com outras categorias – e colocar a perder a possibilidade de diálogo junto ao Governo, que é com quem o sindicato é obrigado a negociar.

A Diretoria Executiva do Sintuperj convoca todos os servidores técnico-administrativos da Uerj a participar ativamente da próxima assembleia, que será no dia 09/09/2024, às 10h, no Anfiteatro Ney Palmeiro, Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe). Vamos debater a situação da universidade, as questões ligadas aos técnico-administrativos da Uerj e nossas pautas de luta de maneira equilibrada ponderada e sem dar qualquer tipo de chances para que nossa categoria sofra com ataques aos nossos direitos, sejam estes internos ou externos.

O Sintuperj também convida para que todos participem da luta conjunta dos três segmentos da Uerj. Acompanhe o calendário de lutas:

Dia 27/08 – Terça-feira

Plenária Comunitária dos Três segmentos.

Horário: 18 horas.

Local: Concha Acústica (campus Maracanã).

Dia 28/08 – Quarta-feira

Ato no Palácio Guanabara, organizado pelo Fosperj (Fórum dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro).

Horário: 14 horas.

Local: Palácio Guanabara (bairro das Laranjeiras, zona Sul do Rio de Janeiro).

Dia 29/08 – Quinta-feira

Ato dos Segmentos da Áreas da Educação, organizado pelo Feperj (Fórum dos Segmentos da Educação Pública do Rio de Janeiro.

Horário: 14 horas.

Local: Sede da SME – Secretaria Municipal de Educação (Avenida Afonso Cavalcanti, Cidade Nova- Centro do Rio).

OBSERVAÇÃO: Paralisação de 48 horas da categoria de técnico-administrativos da Uerj a partir de 0h desta quarta, para participação ativa dos servidores nos atos organizados pelo Fosperj e pelo Feperj.

Dia 30/08 – Sexta-feira

Festival da Ocupação da Uerj, com participação de artistas convidados e apoio de Sintuperj, Asduerj e DCE.

Horário e local: A definir.

Dia 09/09 – Segunda-feira

Assembleia Geral Extraordinária dos servidores técnico-administrativos da Uerj.

Horário: 10 horas.

Local: Anfiteatro Ney Palmeiro – Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Boulevard 28 de Setembro, número 77, Vila Isabel).