O Sintuperj, entidade sindical representativa dos servidores técnico-administrativos de Uerj e Uenf, vem por meio desta reafirmar o apoio à luta dos estudantes contra os cortes de bolsas e auxílios promovidos pela Reitoria da Uerj.
A revogação do AEDA número 038/2024 é a única, prioritária e essencial ação para que seja construído o mínimo de diálogo entre as categorias da Uerj e a Administração Central da universidade. A insistência em manter o documento que atinge cerca de 6.000 estudantes poderá provocar uma evasão sem precedentes de alunos da instituição, podendo chegar a até 10% do corpo estudantil.
Os servidores técnico-administrativos da Uerj entendem a situação de ameaça a qual os estudantes da universidade estão sendo submetidos. Estamos chegando a seis meses sem o pagamento do Auxílio Saúde, cinco meses sem o Auxílio Alimentação e os servidores que fazem jus ao Auxílio Excepcional estão sendo humilhados sem os seus direitos mais básicos sendo garantidos.
A Reitoria da Uerj deve defender a comunidade universitária e suas categorias e procurar soluções para a crise atual da instituição, e não atacar direitos legítimos de servidores e estudantes. Se o discurso da Administração Central da universidade é de diálogo, que primeiro a mesma abaixe suas armas e revogue o AEDA 038/2024, para que seja iniciado um debate amplo e fraterno sobre as questões da instituição e suas demandas mais urgentes e dramáticas.
Nenhum direito a menos!
Revoga AEDA 038/2024!
Paguem imediatamente as bolsas e auxílios de estudantes!
Paguem imediatamente os auxílios dos servidores
Diretoria Executiva do Sintuperj
Quadriênio 2023-2026