Nesta quinta-feira, 04/12, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro completa 75 anos de fundação. A partir do decreto-lei nº 547, do ano de 1950, a então Universidade do Distrito Federal (UDF) foi restabelecida, com a junção de quatro instituições: Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro e Faculdade de Filosofia do Instituto Lafayette. A universidade, que teve início com quatro cursos, hoje é uma gigante com cerca de 80 cursos de graduação, incluindo bacharelados e licenciaturas, sem contar os programas de pós-graduação.
Mais do que números de cursos, a Uerj é formada por pessoas. Em dezembro de 2025, a instituição contava com 6.041 servidores técnico-administrativos e 3.056 docentes, atendendo um universo de quase 43 mil estudantes. São 19 campi e unidades externas, em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. E para dar conta de todo esse universo de pessoas, é importante e necessária a criação e consolidação de um sindicato forte, potente e que seja sensível às demandas dos trabalhadores.
O Sintuperj se orgulha de ser, há 25 anos, um pilar em defesa dos trabalhadores da Uerj, tanto ativos quanto aposentados. Do nível superior ao médio-técnico, ao médio e ao elementar, o Sindicato travou em sua história lutas que pareciam impossíveis, mas que com a união dos servidores e garra de suas gestões se transformaram em vitórias. Do primeiro plano de carreira, no ano de 2006, passando pelas reformulações dos anos de 2014, 2016 e 2017, o Sintuperj se colocou como um Sindicato verdadeiramente representativo dos interesses dos trabalhadores da universidade. E ainda queremos muito mais!
Seguimos na luta pela reformulação do nosso Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); pelo pagamento das recomposições salariais prometidas e não cumpridas desde o ano de 2022 (em luta de braços dados com o Fosperj, Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro); reconhecimento do pagamento dos adicionais de insalubridade tendo como referência o salário-base atualizado dos servidores; pagamento do adicional noturno; e muitas outras lutas. Não vamos esmorecer em nenhuma dessas pautas e seguimos chamando o servidor da Uerj a se somar nessas pautas, que são tão importante para continuar fazendo desta universidade o que sempre fizemos: transformá-la em uma referência de ensino, pesquisa, extensão, arte, cultura e serviços para a população, oferecendo o nosso melhor para o povo do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
O Sintuperj parabeniza a Uerj, esse gigante de concreto, sonhos, trabalho e lutas, por seus 75 anos. E que venham mais 75 anos de conquistas!


