
A Capela Ecumênica recebeu na manhã desta terça-feira (12/08) os conselheiros eleitos para a legislatura 2025-2027 do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). A cerimônia marcou a assinatura do termo de posse de titulares e suplentes, e contou com as presenças da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo, do vice-reitor, Bruno Deusdará, e dos pró-reitores.

A Reitoria enfatizou o papel dos conselhos superiores em discussões e decisões importantes para os rumos da universidade, como políticas de assistência estudantil, de saúde mental, de acessibilidade e inclusão, condições de trabalho, o combate ao assédio, revisões de carreiras de técnicos e docentes, revisões de diretrizes dos cursos, entre outras.

Entre os técnicos empossados, estão a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj Bianca Mantovani (titular) e Luís Felipe Barbosa (suplente), representando o Centro Biomédico.

Em seu pronunciamento, Bianca afirmou que a eleição de técnicos para o Csepe é uma conquista coletiva de toda a comunidade, sobretudo da categoria técnico-administrativa, que representa a vontade e capacidade da categoria de estar nos espaços de decisão. Ela fez um agradecimento ao Sintuperj por lhe propiciar espaço e voz no trabalho pela educação popular, e comprometeu-se em continuar sua luta por políticas públicas que garantam a permanência estudantil na universidade.

Entre os conselheiros técnico-administrativos eleitos pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, foram empossadas a delegada sindical Sintuperj/Hupe Cíntia Alves (titular) e a coordenadora geral do sindicato Cassia Gonçalves (suplente).

Além deles, Carlos Alberto Silveira (titular), que também é coordenador de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj e o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luís Mattos (Gaúcho) como suplente. Carlos não pode comparecer à posse por estar de plantão.

Veja abaixo o pronunciamento de Gaúcho:



