
O Pré-vestibular Social do Sintuperj foi agraciado com mais uma significativa conquista de seu corpo discente. Desta vez, a estudante Marilza Mendes foi aprovada para o curso de Direito da Uerj. Ser estudante da Uerj era um antigo sonho de Marilza, que foi abandonado após o diagnóstico de glaucoma que retirou quase totalmente a visão da agora futura graduanda.
Marilza fez questão de agradecer nominalmente a todas as pessoas ligadas ao Pré-vestibular e que contribuíram em sua trajetória até a aprovação. Entre eles, Maria Irene Sousa que ficou responsável por seu apoio pedagógico. A estudante relatou que todos os professores abraçaram sua causa e a ajudaram muito, assim como o Secretariado do Sintuperj, que presta os mais diversos auxílios aos estudantes do Pré, e a Coordenação de Formação do sindicato.
Durante sua passagem pelo preparatório, Marilza ressalta o acolhimento recebido inclusive dos demais estudantes, o que vai ao encontro de valores caros ao projeto, como solidariedade e empatia. Afirmou ainda que no Pré-vestibular Social do Sintuperj os estudantes encontram, além do ensino de alta qualidade, “apoio, segurança e carinho”.
Sentindo na pele a relevância que o projeto social teve em sua conquista, ela defendeu que Pré-vestibular Social ganhe cada vez mais notoriedade, estando “ao alcance de todas as pessoas que estão com seus sonhos engavetados”. Classificou-o como “uma fábrica de sonhos”, que abrange pessoas de classes socioeconômicas mais baixas.
Muito antes de ser aprovada no Vestibular, Marilza já cultivara o sonho de ser estudante da Uerj. Em 2002, a então técnica em Patologia estagiou no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Moradora de Bangu, atravessava a universidade diariamente, como muitos fazem, para ir e voltar da estação de trem. Durante a travessia, cultivava o sonho de ser estudante da universidade. Mas, com o diagnóstico de glaucoma abandonou a pretensão.
As passagens pelo interior da universidade continuaram em virtude dela passar a frequentar uma instituição religiosa em Vila Isabel. Em um desses dias, relata, uma estudante de Oceanografia da Uerj prestou-lhe uma ajuda na passarela do metrô, a quem revelou seu sonho de ter sido estudante da Uerj. A estudante a incentivou a procurar o Pré-vestibular Social do Sintuperj. Marilza considera essa intervenção como fundamental e um sinal divino.
Sua trajetória no Pré-vestibular começou em agosto de 2023, portanto já no final do ano, como forma de iniciar sua habituação para o ano letivo seguinte. E após cursar o preparatório integralmente em 2024 e 2025, recebeu no início deste ano a notícia sonhada há mais de duas décadas.
Marilza ainda ressalta a importância dos espaços utilizados na própria universidade, como a Biblioteca, para os seus estudos. Bem como o auxílio recebido pelos servidores da universidade.
A estes servidores o Pré-vestibular Social, que historicamente encontra apoio de diversos setores da universidade, rende um agradecimento especial por possibilitarem que os estudantes concretizem seu sonho maior.



