
O elevado número de casos de violência contra os profissionais da Saúde, sobretudo da Enfermagem, foi tema da Audiência Pública “Violência contra profissionais da saúde no estado do Rio de Janeiro”. Convocado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alerj), a sessão foi realizada nesta segunda (29/09) e contou com a participação das coordenadoras gerais do Sintuperj Cassia Gonçalves e Regina de Souza.
Em seu pronunciamento, Cassia fez um agradecimento ao presidente da Comissão de Saúde deputado Dr. Pedro Ricardo (PP) pela sensibilidade em abordar o tema. Segundo ela, os profissionais de Enfermagem sofrem diversos tipos de violência, desde a psicológica até a física incluindo a sexual. Ela destacou que somente legislações que protejam estes profissionais não são suficientes, sendo a denúncia dos casos de violência como fundamental. Afirmou ainda que este incentivo deve ser encampado pelas gestões das unidades de Saúde, e chegar aos trabalhadores desde o seu ingresso no serviço público. Ela relatou que também já foi vítima de assédio por um médico, mas que não conseguiu denunciar. E que, como tal, outros profissionais também sentem-se intimidados receosos.

A sessão solicitada e presidida pela deputada estadual Lilian Berhing (PCdoB), que apresentou dados do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro que apontam mais de 700 denúncias de violência contra profissionais de enfermagem nos últimos cinco anos. “Nós, da enfermagem, somos a classe que mais sofre violência. Quando alguém está insatisfeito, é a enfermagem que apanha e recebe todo o tipo de assédio. A cidade do Rio lidera estas denúncias, correspondendo a mais de 61% dos casos”, afirmou. Acrescentou que os 208 casos registrados até setembro de 2025, representam mais do que o dobro dos computados em 2024. Ela defendeu a elaboração de leis que coíbam a violência e a sua efetividade, além do respeito pela classe.
Ao final, foi anunciada a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador da Saúde.
Confira a Audiência completa no link abaixo:



