
O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Pública da Uerj está prestes a lançar, pela primeira vez, um Mestrado voltado exclusivamente para técnico-administrativos da universidade. É o Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública, que será ofertado de forma gratuita.
Apesar do curso estar em fase de análise de seu edital pela Pró Reitoria de Pós-Graduação (PR-2), o professor Francisco José Alves e os técnicos Luís Cláudio e Larissa Azevedo afirmaram que a aprovação é muito provável e que o curso deverá ter início no segundo semestre de 2026. Com duração de 24 meses.
Para concorrer as 25 vagas que serão ofertadas, já incluídas nestas as vagas reservadas ao sistema de cotas, os técnico-administrativos da Uerj interessados precisarão pagar uma taxa de inscrição, comprovar formação superior em qualquer área e passar por uma seleção que inclui prova e entrevista.
Francisco afirmou que a meta da Faculdade é contemplar servidores da Uerj tendo como foco a qualificação. Um mestrado voltado para a prática, a inovação e que propiciará a utilização dos conhecimentos desenvolvidos ao cotidiano laboral, como acrescenta o diretor da FAF, Fernando Padovani.
Sobre o Programa de Pós-Graduação, o diretor da FAF ressaltou que ele foi criado em 2019 com nota 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é a nota padrão de início. E que já em sua primeira avaliação o Programa já teve sua nota elevada para 4. Ainda sobre a qualidade dos cursos oferecidos pelo Programa, o professor Francisco afirmou que órgãos do Estado fluminense buscam o programa e realizam cursos semelhantes, como as secretarias de Fazenda; de planejamento; e da Casa Civil. Em turmas sob demanda.
Mais informações no site Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Pública: https://www.ppgcgp.uerj.br/



