
O Fórum Permanente dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro promoveu uma manifestação pública durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa em 2026, nesta terça-feira (03/02), no Palácio Tiradentes, antiga sede do Parlamento, onde foi realizada a sessão solene.
Os servidores ocuparam as galerias, levantaram cartazes e proferiram palavras de ordem cobrando o pagamento das recomposições salariais de 2023 e 2024, aprovadas na Lei 9436/2021 e pagas somente aos servidores vinculados aos Poderes Legislativo e Judiciário, além de respeito aos servidores.

Apesar de as manifestações verbais ocorrerem somente após os pronunciamentos, o presidente em exercício da Alerj, deputado Guilherme Delaroli (PL), chegou a pedir a Segurança da Casa para retirar os servidores das galerias.

Os seguranças chegaram a iniciar a remoção, mas o presidente em exercício desfez a orientação.


O desembargador Ricardo Couto de Castro fez um pronunciamento como governador em exercício.

Pelo Sintuperj, estiveram presentes as coordenadoras gerais Cassia Gonçalves e Regina Souza, o coordenador de Formação e Comunicação Sindical, Carlos Alberto Silveira, e o coordenador Social, Cultural e Desportos, Sérgio Dutra. A convocação para o ato foi acordada pelo Fosperj para o comparecimento das diretorias das entidades sindicais que compõem o Fórum.

Abaixo, a coordenadora geral Cassia Gonçalves durante a manifestação:



