SINTUPERJ DIVULGA: Diretor do Hupe emite nota sobre reorganização da unidade

O Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe), que sempre esteve na linha de frente dos cuidados com a saúde no Estado do Rio de Janeiro e construiu uma imagem de referência em diversas especialidades médicas, enfrenta neste início de 2020 um dos maiores desafios de sua história. A pandemia de Corona Vírus, que atinge seu pico nos primeiros meses de uma nova gestão na unidade, demanda neste momento todos os esforços necessários para que o Hospital mantenha sua qualidade reconhecida nacional e internacionalmente.

Está ocorrendo neste momento um aumento exponencial dos casos suspeitos de Corona Vírus, o que transformam a atual pandemia em uma das mais significativas da história do planeta. Por conta disso, os profissionais do Hupe estão se dedicando ao máximo nas áreas da saúde, administrativas e especializadas, com o objetivo de dar conta da demanda existente e ao mesmo tempo reorganizar os serviços.

O Sintuperj, mantendo o compromisso de informar aos companheiros sobre as ações do Hupe no combate ao COVID-19 (Corona Vírus), publica na página o Comunicado Interno emitido pelo diretor do Hupe, Professor Ronaldo Damião, sobre as últimas ações da unidade hospitalar da Uerj.


CI UERJ/HUPE/GDG Nº 115

Rio de Janeiro, 17 de março de 2020.

Para: Todas as UDA’s 

Da: Direção Geral do HUPE

Comunicado Interno 115-2020 – HUPE-UERJ – Gabinete da Direção Geral

Prezados Colegas,

Estamos vivendo o maior desafio médico de nossas vidas.

Não sou escritor, jornalista ou poeta, mas insisto sobre a necessidade de estarmos juntos, exercendo nosso juramento e a responsabilidade de estarmos presentes em nosso local de trabalho, o HUPE.

Várias questões vêm surgindo com relação ao afastamento do trabalho, de todas as áreas do hospital.

Já ouve o DECRETO suspendendo todas as férias e licenças-prêmios de todos os servidores da área de saúde.

Desta feita, está bastante claro, que tais medidas foram consideradas visando o comparecimento dos colegas para o atendimento de pacientes que internarão com CODIV 19. Confesso que, como Diretor, nunca pensei que tivesse de passar por essas situações de cobranças de nossos colegas. Também, tenho certeza que ninguém pensou que vivenciaríamos tal catástrofe.

Por essas e outras razões, solicito a presença de todos os nossos servidores da área de saúde e administrativos e que se disponibilizem para onde houver necessidade.

O absenteísmo sem justificativa pode ser considerado omissão de socorro.

Atentamos ainda para o fato de que não estamos medindo esforços para adquirir todo material necessário para a nossa proteção e também aquisição de equipamentos para suporte respiratório.

Entendo que somos humanos, temos medo, receio, preocupação com nossa família, até pressão para ficarmos em casa.

Cada chefe de UDA/Seção/Serviço/Departamento deverá avaliar cada caso isoladamente, sem comprometer o funcionamento do setor. 

Não há outro caminho, podemos salvar muita gente, jamais nos perdoaremos com a nossa ausência.

Atenciosamente,

Professor Ronaldo Damião

DIRETOR GERAL DO HUPE / UERJ

Matrícula 61044 / ID 8975825