A Assembleia Legislativa (Alerj) do Rio aprovou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) para 2025, em sessão realizada nesta quinta-feira (12/12). Incluídas neste projeto, também foram aprovadas as emendas 2218 e 2219, que preveem orçamento para o pagamento dos auxílios Saúde e Educação dos servidores da Uerj.
Durante as discussões do orçamento, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa (PSD), explicou que as referidas emendas são classificadas como emendas de prioridade. Como tal, são de execução facultativa pelo Executivo. Ressaltou ainda que com a adesão do Estado ao Propag em 2025, o orçamento do Estado deverá ter uma redução das despesas de aproximadamente R$ 5 bilhões. Sendo importante que o Governo operacionalize essa adesão o quanto antes. A partir daí, acrescentou, os reitores eleitos devem trabalhar politicamente para que o Executivo efetive os pagamentos previstos nestas emendas.
Luiz Paulo foi o autor das duas emendas, atendendo a uma solicitação inicial do Sintuperj e reiterada pela Asduerj. Os documentos receberam a adesão de diversos parlamentares que também assinaram os documentos.
As coordenadoras gerais do Sintuperj Cassia Gonçalves e Regina de Souza e o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luís Mattos (Gaúcho) acompanharam presencialmente as discussões e votações, e dialogaram com parlamentares desde a chegada destes ao Parlamento.
A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Damasceno, o coordenador de Administração e Finanças Vítor Monteiro, a delegada sindical Sintuperj/Hupe Cíntia Alves, e a conselheira fiscal Fabiana Spinelle também presentes à manifestação e vigília na entrada da Alerj.