A Assembleia dos técnico-administrativos da Uerj da última quinta-feira (29/05) enfatizou a necessidade de maior mobilização da categoria, sobretudo após a passeata do “Dia D de lutas” (27/05), com o intuito de ampliar o alcance da luta dos trabalhadores por direitos e, em consequência, pela boa qualidade na prestação do serviço público.
Nesse sentido, as coordenadoras gerais do Sintuperj Cassia Gonçalves e Regina Souza reiteraram que o Sintuperj buscaria os gabinetes dos deputados estaduais a fim de conseguir intermediadores junto ao Governo do Estado visando o envio para a Assembleia Legislativa (Alerj) e votação da reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Além disso, a Diretoria do sindicato também buscará os parlamentares, especialmente o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa (PSD), para conseguir meios de efetivar as emendas ao orçamento 2025, elaborada pelo próprio parlamentar, que garantem recursos para o pagamento dos auxílios saúde e educação aos servidores da Uerj. Inclusive ambas se ausentaram mais cedo devido a compromissos na Alerj.
Ainda sobre as mobilizações dos trabalhadores, a Diretoria do sindicato alertou os técnicos para se manterem informados sobre a agenda de mobilizações do Fórum Permanente dos Servidores Públicos Estaduais no Rio de Janeiro (Fosperj), do qual o Sintuperj é signatário. O Fórum deve marcar para os próximos dias um ato público pelas recomposições salariais não pagas (2023 e 2024) aos servidores vinculados ao Poder Executivo. O sindicato reitera a importância da categoria estar presente em peso como forma de pressionar o cumprimento da Lei que garante esses pagamentos, e lembra que já existe deliberação de Assembleia de paralisação de 24 horas para participação dos atos do Fosperj.
Sistema da Superintendência de Gestão de Pessoas
Alguns servidores fizeram questionamentos quanto a procedimentos de avaliação de desempenho contidos no sistema da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj. Algumas deram conta de que servidores de determinados setores estavam sendo avaliados por chefias de outros setores. O sistema também não estaria incluindo os nomes de servidores novos, mas que já possuem tempo mínimo necessário para a avaliação. A Diretoria do Sintuperj afirmou que investigará as denúncias e, se necessário, buscará a SGP para elucidações e possíveis correções.
Trabalho além do expediente
Outra denúncia feita foi com relação ao descumprimento do horário de encerramento de expediente em determinados setores do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ocasionando a permanência de trabalhadores além de seu horário. A Diretoria do Sintuperj também assumiu o compromisso de verificar tal situação junto à Coordenação de Enfermagem do hospital.
Ao comentar os questionamentos acerca das progressões, o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luís Mattos (Gaúcho) ressaltou que a Administração da Uerj não pode permitir o retorno do acúmulo de progressões sob o risco de prejudicar a categoria. Ele lembrou que a progressão de acordo com a data de entrada de cada servidor, em detrimento da progressão em bloco, foi uma conquista da categoria e possibilitou a diluição do impacto orçamentário. Ressaltou que o Sintuperj fez reuniões recentes acerca das progressões, com indícios de que estava tudo solucionado, mas que buscará novamente a SGP.
Afirmou ainda que apesar das dificuldades diante da política do Governo do Estado com relação aos servidores públicos, o sindicato tem que continuar cumprindo seu papel de negociar as reivindicações dos seus representados. E disse ainda que os trabalhadores devem se fazer mais presentes nas mobilizações, não se restringindo às redes sociais.
Falsas informações sobre recursos do Sintuperj
Sobre a realização pela Coordenação de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj do evento “Conversa com Beth Goulart sobre Clarice Lispector” (26/05), a coordenadora da Pasta Bianca Mantovani fez uso da palavra para contestar informações veiculadas pelas redes sociais de que o Sintuperj teria custeado a realização do evento. Bianca ratificou que o Sintuperj não teve nenhum custo, acrescentando que a atriz em questão é grande incentivadora da cultura e participou de forma voluntária.
Confira abaixo as Deliberações da Assembleia de 29 de maio de 2025:
Moção de repúdio