Ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha movimenta orla de Copacabana

Na manhã do último domingo, 26/07, a praia de Copacabana foi palco da décima edição da Marcha das Mulheres Negras. O ato, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25/07, marcou a união das mulheres negras de luta de todo o Estado do Rio de Janeiro, que se concentraram na Avenida Atlântica para mostrar à população as principais pautas dos movimentos sociais organizados de mulheres negras e latino-americanas. O Sintuperj esteve presente na mobilização através da coordenadora geral Regina Souza.

Durante o ato, o tom dos movimentos organizados foi no sentido de denunciar o racismo e o machismo estrutural existente na sociedade brasileira e reivindicar os direitos das mulheres negras, tanto nas questões mais básicas quanto na reafirmação do respeito aos diversos aspectos que compõem a negritude das mulheres do Rio de Janeiro. Em uma mistura de resistência, cultura, arte e militância política, as mulheres realizaram uma marcha extremamente potente que passou de maneira clara e direta seu recado para a população presente em Copacabana.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído no ano de 1992, durante encontro realizado na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana. O objetivo é propor a união entre as mulheres negras de todo o continente latino-americano, utilizando essa articulação para denunciar o machismo e o racismo sofrido por essas mulheres não só nas Américas, mas em todo o planeta. A data é reconhecida pela ONU, Organização das Nações Unidas, e faz parte do calendário de atividades da entidade.