A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves e a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani recepcionaram os novos servidores da Uerj empossados, nesta segunda-feira (22/07), durante o Ambiente-se. Cassia evidenciou a importância do Sintuperj para o conjunto dos servidores de Uerj e Uenf. Ela destacou as lutas mais recentes do sindicato, como a incorporação do Centro Universitário da Zone Oeste (Uezo) à Uerj, cuja lei que estabeleceu a junção garantiu a existência do único polo de ensino superior público da Zona Oeste e abriu caminho para a conquista de direitos para os servidores da Uerj, como os auxílios Transporte, Saúde e Educação.
Cássia afirmou ainda que a Uerj é uma instituição política, na qual os seus servidores devem se engajar na luta pela manutenção e conquista de direitos. Ressaltou que entre as lutas atuais do Sintuperj estão a retomada do pagamento dos auxílios Saúde e Educação, que foram suspensos em março de 2024, bem como as suas inclusões nos contracheques a fim de garanti-los. “O Governo não dá nada”, garantiu. Acrescentou que outra frente de luta é a reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos, em negociação com o Governo do Estado. Assim como as recomposições salariais de 2023 e 2024, que foram pagas somente para servidores dos poderes Judiciário e Legislativo.
Ela defendeu que os servidores se filiem ao sindicato para darem continuidade à luta, seja pela manutenção da estrutura sindical, seja pela assunção da representação política. E afirmou que os servidores podem acompanhar nas redes sociais de Sintuperj e Asduerj todas as informações referentes às carreiras técnico-administrativa e docente, respectivamente.
Cassia afirmou ainda que os sindicalizados ao Sintuperj têm direito à Assessoria Jurídica (com exceção de causas criminais) composta por seis advogados, assim como ao Pré-vestibular Social com valores reduzidos.
Por sua vez, a coordenadora Bianca Mantovani retratou a importância dos servidores se engajarem na luta política lembrando de quando se sentou na mesma cadeira ocupada pelos servidores ora empossados e hoje fazendo parte da Diretoria do Sintuperj. À frente da Coordenação do Pré-vestibular Social do Sintuperj, ela afirmou que o projeto tem mais de 25 anos, tendo sido criado durante a existência das Associações de Servidores da Uerj (Asuerj) e do Hupe (Ashupe), entidades que se fundiram em outubro de 2000 formando o Sintuperj.
Ela descreveu a estrutura disponível para o Pré, que dispõe de três salas de aula, sendo um deles um Auditório, promove simulados do Vestibular da Uerj e do Exame Nacional do Ensino Médio, que são abertos a todos, entre outros equipamentos e profissionais que dão suporte a cerca de 400 alunos que ingressam anualmente no projeto.
Evidenciando a importância do ensino superior, Bianca ressaltou que a grande maioria dos servidores da Uerj de nível médio possuem graduação, mestrado ou doutorado, o que resulta em maior qualificação e gratificações na carreira. Além disso, a coordenadora afirmou que o projeto tem como um de seus objetivos formar cidadãos para os novos tempos. E que o Pré-vestibular também é aberto a contribuições de professores da Uerj que queiram se integrar ao projeto.
Por fim, ela solicitou que os servidores sigam as redes sociais do Sintuperj e acompanharem as notícias também pelo site do sindicato.