A coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani e o delegado sindical Sintuperj/Hupe, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) participaram da recepção de servidores da Uerj empossados na manhã desta terça-feira (22/07). A recepção ocorreu no Auditório da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj.
Na apresentação do Sintuperj, Gaúcho lembrou que o sindicato foi formado pela junção de duas associações (Associação de Servidores da Uerj e Associação de Servidores do Hupe) e que todos os ganhos que os servidores da Uerj obtiveram foram em virtude da atuação dos sindicatos que representam os técnicos (Sintuperj) e os professores (Asduerj). Dessa forma, o delegado reiterou a importância de os servidores se filiarem ao sindicato e se fortalecerem enquanto categoria. Ressaltou ainda que não existe remuneração para os servidores que ocupam cargo na Diretoria do Sintuperj, exercendo unicamente movidos pela consciência da importância da luta política e da defesa dos trabalhadores.
Gaúcho, que também é conselheiro universitário, ressaltou também a necessidade de os novos servidores conhecerem o Conselho Universitário (Consun), órgão legislativo interno da universidade, onde são decididas as mais importantes deliberações acerca dos trabalhadores sobretudo relativas a direitos.
Por fim, o delegado ressaltou que uma das lutas empreendidas pelos sindicatos e que beneficia diretamente os servidores recém-empossados é a luta por uma compensação financeira pela extinção do adicional de tempo de serviço, os triênios, aprovada na Lei 194/2021. Um trabalho iniciado no Consun e que se estenderá no Legislativo e no Governo.
Por sua vez, Bianca reiterou a importância de os servidores entenderem como a universidade funciona, lembrando que levou muito tempo para conhecer as instâncias deliberativas da instituição (Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), já que a Uerj será a “casa” deles. Também ressaltou a importância de os trabalhadores manterem-se informados pelos canais oficiais de comunicação tanto da Uerj quanto do Sintuperj.
Bianca também fez um relato histórico sobre o Pré-vestibular Social do Sintuperj, que inicialmente era voltado à preparação de servidores para o Vestibular e que, ao longo do tempo e mudança de perfil dos trabalhadores, passou a abranger a comunidade externa da universidade. Hoje, o preparatório inicia suas atividades com cerca de 400 vestibulandos. A coordenadora acrescentou que o Pré-vestibular também se notabiliza pela formação crítica e política dos estudantes, conscientizando-os que sem luta não se consegue nada.
Durante o pronunciamento de Bianca, uma servidora então empossada relatou que foi estudante do Pré-vestibular Social do Sintuperj.
Bianca acrescentou que o Pré-vestibular também promove preparatório para concursos, como o que foi realizado para o concurso para assistente administrativo da Uerj.
O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade
Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:
Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;
Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;
Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.
E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Como se sindicalizar
Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:
Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.
Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.