Introdução

O Sintuperj foi fundado em 31 de outubro de 2000, fruto da fusão de três associações: Asuerj – Associação dos Servidores da Uerj; Ashupe – Associação dos Servidores do Hupe e Asfenorte – Associação dos Servidores da Fenorte.

Composição

Para conhecer a composição atual e as diretorias anteriores do SINTPUERJ, clique nos links abaixo:

Composição Atual Diretorias Anteriores

História

Das três associações, apenas a Asfenorte não tinha ligação com a Uerj, pois representava os trabalhadores da Fundação Norte Fluminense, que virou Uenf – Universidade do Norte Fluminense.

A Ashupe nasceu no Hospital Pedro Ernesto ainda na década de 60 e a Asuerj na década de 70, no Campus Maracanã. Ambas eram associações que atendiam demandas sociais dos trabalhadores. Com o passar dos anos e a queda do regime militar, as entidades tomaram um caráter mais político reivindicatório.

Durante os anos 90, as duas entidades passaram por reformulações e debates em seu interior, o que resultou na ideia de construção de um sindicato. A principal diferença é jurídica. Um sindicato pode substituir seus filiados em juízo, o que não é permitido às associações. Além do mais, não fazia sentido manter associações de servidores lutando pelos mesmos ideais em espaços separados, o que promoveria a divisão da categoria.

A decisão pela fusão veio no final dos anos 1990. As duas diretorias ficaram convencidas da necessidade de ter um sindicato único da categoria na Uerj, não havendo mais sentido em ter o corpo técnico-administrativo dividido politicamente em duas associações. Na presidência da Asuerj estava Alberto Dias Mendes; na presidência da Ashupe estava Jorge Augusto de Almeida; e na Asfenorte estava Ronaldo Lerner. A maturidade alcançada pelo movimento e a confluência de pensamento político das três associações do movimento de servidores foram fundamentais para consolidar a união.

Após um plebiscito, assembleias, congressos e inúmeros debates, o Sintuperj, finalmente, foi fundado e funciona até hoje na sede que era da Asuerj. A antiga Ashupe tornou-se Delegacia Sindical Sintuperj e a Asfenorte, Delegacia Sindical Uenf.

Hoje o Sintuperj tem cerca de 2.500 filiados e ampliou sua base para outras duas instituições, Uezo – Universidade Estadual da Zona Oeste – e Cecierj – Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro.

Assim, temos um sindicato de abrangência estadual, resultante das lutas dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, ainda com perspectivas de uma mudança profunda na sociedade brasileira para extinção das desigualdades e injustiças.