O Pré-Vestibular Social do Sintuperj é um projeto educacional subsidiado pelo sindicato e composto por um grupo de professores voluntários que gerenciam suas práticas enquanto um coletivo.

Sendo um pré-vestibular, temos o intuito de estabelecer aulas e rotinas que possam melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações para a admissão no vestibular. Contudo, a ideia de um pré ainda é vaga, pois entendemos a aprovação como a consequência natural de uma ação mais ampla que é uma formação mais completa. Essa completude vem no sentido da tentativa de uma transferência de valores e de uma forma de percepção do mundo, bem como, da compreensão da nossa participação nesse espaço que somos sujeitos da sua construção.

Além de uma proposta inclusiva, no sentido socioeconômico de acesso dos mais carentes às universidades, temos também como o objetivo o encontro e o convívio das diferenças. Em nossa sala de aula e auditório há um público de origens distintas, de classes sociais diversas, multicultural, plurirracial/religioso, etc.

No que tange a formação, temos alunos provenientes de escolas públicas, colégios de aplicação, particulares, etc. algo que poderíamos decifrar como um fator complicador, mas que preferimos encarar como desafiador. Enfim, são cerca de 400 indivíduos que convivem em um mesmo espaço aspirando aos mesmos sonhos.


Pré-Vestibular Social do Sintuperj abre processo de seleção para vagas de 2019

A partir do dia 16/10/2018, está aberto o processo de seleção para as vagas do ano de 2019 do Pré-Vestibular Social do Sintuperj, Ao todo são 300 vagas, sendo 150 para o turno da tarde (das 13 às 18 horas) e 150 para o turno da noite (das 18 às 22 horas). Podem participar do processo, que é organizado pela Coordenação de Formação e Comunicação Sindical do sindicato, membros das comunidades interna (servidores sindicalizados e seus dependentes) e externa da Uerj (servidores não sindicalizados e demais candidatos), além de ex-alunos do projeto que tenham frequentado um ano de aulas.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas, na sede do Sintuperj, até o dia 30 de novembro. O endereço é sala 1.020, primeiro andar, bloco D, Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã da Uerj. A data limite para a entrega da documentação contida no edital é o dia 07 de dezembro de 2018, data em que as inscrições se encerrarão às 18 horas.

A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 14 de dezembro. Lembrando que poderão ocorrer alterações no edital, e estas serão comunicadas pelos sites do Sintuperj e do Pré-Vestibular Social (www.presocial.org.br), além dos murais do Sindicato. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas disponíveis, a seleção será feita por meio de sorteio, com prioridade para a comunidade interna na distribuição das vagas.

Confira a matéria no site do Sintuperj e baixe os editais e fichas de inscrição.