A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) informa nesta quinta-feira (14/08) que as perícias médicas para avaliação de carga horária adaptada para servidores com deficiência começarão em setembro. No informe, ela acrescenta que no dia 12 de agosto, foi iniciada uma oficina de Avaliação da Pessoa com Deficiência para Fins de Direitos e Benefícios, promovida pela equipe de Saúde do Trabalhador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Superintendência, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Des-Saude) da SGP participou da atividade visando à ampliação e atualização de conhecimentos técnicos na área da saúde em ambientes laborais e de práticas biopsicossociais aplicáveis à atuação de servidores com deficiência. Com vista, inclusive ao início das perícias médicas citadas.
A adaptação de carga horária dos servidores técnico-administrativos com deficiência é um direito garantido pelo Aeda 021/REITORIA/2025, publicado em abril, mas que ainda não foi implementado. Desde então, o Sintuperj tem cobrado a efetivação do direito, seja no Conselho Universitário, sobretudo pelo conselheiro Jorge Luís Mattos (Gaúcho). No último dia 16 de julho, o Sintuperj se reuniu com o superintendente de Gestão de Pessoas da Uerj, Jonas Aarão, para tratar do tema. Veja no link a seguir: https://www.sintuperj.org.br/direitos-adquiridos-de-servidores-pauta-reuniao-entre-sintuperj-e-superintendencia-de-gestao-de-pessoas-da-uerj/