O Sintuperj promoveu convocação da comunidade universitária para o ato público que será realizado em frente à Assembleia Legislativa (Alerj) nesta quarta-feira (22/10), às 14h. A manifestação teve como objetivo a retirada de pauta do Projeto de Lei 6035/2025, enviado pelo governador Cláudio Castro, que retira recursos do RioPrevidência para pagar dívidas do Estado fluminense com a União.

A coordenadora geral do Sintuperj Regina Souza e o delegado sindical Sintuperj/Hupe, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) estiveram presentes à convocação realizada na manhã desta quarta-feira (22/10), no ‘Hall do Queijo’. Regina alertou para o risco de os aposentados e pensionistas ficarem futuramente sem pagamento, e que o próprio governador não informa como os recursos retirados serão repostos. Ela reiterou que a manifestação pública dos servidores na semana passada resultou na retirada do projeto da pauta legislativa. E acrescentou: previdência não é privilégio, é conquista.

Por sua vez, Gaúcho afirmou que, além da ameaça aos aposentados e pensionistas, o projeto de lei também atinge indiretamente aos servidores ativos. Ele convocou todos os servidores a comparecerem em peso à manifestação na Alerj pois, além da dilapidação do RioPrevidência colocar em risco o futuro dos ativos, existe a possibilidade real de em futuro próximo o Governo querer aumentar a contribuição previdenciária dos ativos sob a justificativa de falta de recursos do órgão responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões.
A partir das 12h, os técnico-administrativos paralisarão suas atividades para participarem do ato público na Alerj (Rua da Ajuda, nº 5, Centro).
Todos à Alerj nesta quarta-feira (22/10), às 14h!


