
O Sintuperj, representado pela coordenadora geral Regina Souza, participou do Ambiente-se, evento de recepção e posse de aprovados em concurso da Uerj, nesta terça-feira (25/11).
Em seu pronunciamento, a coordenadora fez um alerta para os ataques que os servidores públicos têm sofrido e reforçou a importância dos trabalhadores serem representados por um sindicato de luta, como o Sintuperj.
Entre os ataques mais nocivos ao serviço público, Regina citou a retirada dos triênios de servidores públicos pela Lei 194/2021. Ela ressaltou o trabalho conjunto que o sindicato tem feito junto com a Associação de Docentes da Uerj (Asduerj) em busca de formas legais reverter os efeitos da lei supracitada, “Sabemos que a luta será grande, mas não pode haver conformismo se um trabalhador não tem seus direitos garantidos e isonomia de tratamento. Por isso estamos nas ruas, na Alerj, nos fóruns e também aqui na Uerj, onde foi formada uma comissão para buscar alguma saída”, garantiu.

Outra grande preocupação levantada pela coordenadora foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38, que trata da reforma administrativa. Entre outras perdas, congela salários e permite demissões de servidores públicos.
Regina também fez um relato histórico sobre a formação do sindicato e dos benefícios a que os sindicalizados fazem jus, além do projeto de Pré-vestibular social que há anos contribui para transformar a sociedade no sentido de maior acesso ao ensino superior pelas classes sociais mais populares.
Após sua apresentação um novo servidor entregou a ficha de filiação.
O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade
Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:
Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;
Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;
Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.
E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Como se sindicalizar
Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:
Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.
Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.


