Após intensos debates, técnicos da Uerj mantêm greve

A Assembleia dos técnico-administrativos da Uerj manteve por 88 votos a 71 a greve iniciada em 16 de janeiro, nesta quinta-feira (31/08).

A sessão foi marcada por árduos embates entre pais de alunos do Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj), que defendiam o fim da paralisação dos trabalhadores com manutenção do estado de greve, e servidores que defendiam a manutenção da greve.

Pelo lado dos pais, o principal argumento era a essencialidade na qual se encontram os alunos do Colégio de Aplicação que teriam tido apenas 7 meses de aulas nos últimos dois anos. Além disso, muitos sequer podem ser transferidos para outras escolas devido ao fato de serem filhos de servidores cujos salários estão atrasados.

Em contrapartida, os servidores que defenderam a continuidade da greve alegaram que os técnicos não podem ser responsabilizados pela falta de aulas porque os docentes passaram todo o ano de 2017 em atividade, decretando greve somente no dia 1º de agosto. O que, inclusive, já foi encerrada. Estes servidores também lembraram que a atual paralisação foi decretada devido aos atrasos nos pagamentos dos salários, o que não foi totalmente resolvido tendo em vista o não pagamento do 13º salário de 2016 e a incerteza do pagamento do salário de agosto.

A próxima assembleia será no dia 18 de setembro, às 14h, no Auditório 11.