Consun da Uerj se posiciona sobre auxílios e demandas específicas de técnicos universitários

 Na sessão do Conselho Universitário da Uerj desta sexta-feira (05/04), a bancada técnico-administrativa solicitou posicionamento da Reitoria da universidade quanto pagamento dos auxílios. Sobre o tema, a presidente do Conselho e reitora da Uerj, Gulnar Azevedo, afirmou que a Reitoria tem trabalhado junto à Procuradoria Geral da Uerj (PG Uerj) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir os auxílios nos contracheques, como ocorre na Universidade Estadual do Norte Fluminense, e acabar com as incertezas acerca do seu pagamento. Ela acrescentou ainda que a universidade recebeu os valores referentes ao auxílio educação, mas ainda não havia recebido os recursos relativos ao auxílio saúde.

O conselheiro Jorge Luís Mattos afirmou que os servidores auxiliares universitários do cargo Motorista lotados na Uerj reivindicam isonomia quanto a outros servidores que ocupam o mesmo cargo em outros órgãos, inclusive com exigências semelhantes, mas que são enquadrados como técnicos. Ele também reiterou a necessidade de solucionar a demanda dos bolsistas pesquisadores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC), que estão cobrindo quadro sem ter vínculo empregatício com a Uerj.

Outra demanda apresentada foi com relação à majoração do auxílio excepcional. Sobre a demanda, que foi inviabilizada pelo Regime de Recuperação Fiscal, a reitora afirmou que se debruçará na questão.

A reitora afirmou que a situação dos motoristas está sendo estudada pela Administração da universidade a fim de ser corrigida. Quanto aos bolsistas pesquisadores, também está sendo avaliada uma normatização para que se possa dar maior sustentação jurídica a esses trabalhadores.

Os conselheiros aprovaram a concessão do título honoris causa à ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sônia Bone de Sousa Silva Santos, conhecida como Sônia Guajajara, e ao professor e pesquisador Pedro Pinchas Gaiguer, que por mais de 40 anos trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Conselho Universitário também aprovou, em bloco, as atas referentes a sessões realizadas ainda em 2023.