
Dia 28 de outubro de 2025. Lá se vão 35 anos da instituição do Dia do Servidor Público. O trabalhador cuja função é garantir direitos a outros trabalhadores e aos cidadãos de um modo geral. Nem sempre valorizado conforme a relevância que suas atribuições têm para a sociedade, mas imprescindíveis para a redução das desigualdades sociais ao possibilitar o acesso sobretudo das populações mais desfavorecidas e vulneráveis a serviços básicos.
Paradoxalmente, mas não surpreendentemente, a efeméride está marcada por mais um dos inúmeros ataques que esses trabalhadores sofrem constantemente da classe política: a reforma administrativa consubstanciada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, apresentada quatro dias antes do Dia do Servidor.
E aqui está mais um aspecto que tornam os servidores públicos ainda mais importantes: a luta contra as sucessivas tentativas de desmonte do serviço público. Uma luta com vias de preservar não apenas boas condições de trabalho e de prestação dos serviços públicos, mas a própria prestação do serviço ao público de forma gratuita e com a qualidade condizente com os tributos que a sociedade dispensam para este fim.
É nessa conjuntura que os servidores públicos de várias partes do país se manifestarão contra a reforma administrativa no dia 29 de outubro. Na capital fluminense, a manifestação será em frente à Assembleia Legislativa, às 14h. Todos contra a reforma administrativa!
E apesar dos pesares, parabéns aos servidores públicos pelo seu dia, por sua dedicação e por sua luta diária!


