A Diretoria Executiva do Sintuperj foi recebida pelo deputado Jorge Felippe Neto (líder da bancada do Avante na Alerj) na tarde desta quarta-feira, 20/08. Na pauta do encontro, a busca do apoio do parlamentar para as pautas de reivindicação dos servidores técnico-administrativos de Uerj e Uenf. A coordenadora geral Cassia Gonçalves e o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) encaminharam com o parlamentar dois temas centrais: os planos de carreira (PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários – da Uerj; e PCV – Plano de Cargos e Vencimentos – da Uenf) e a regressão por parte do Tribunal de Contas do Estado dos direitos de enquadramento dos servidores técnico-universitários (de T1 para T2).
Confira todos os temas discutidos na reunião, ponto a ponto:
Reformulação dos planos de carreira: parlamentar se compromete a intermediar negociações com Executivo estadual
O primeiro ponto encaminhado pela diretoria do Sintuperj foi a reformulação dos planos de carreira dos servidores de Uerj e Uenf, pauta prioritária de luta do Sintuperj. Ao acolher a demanda, Jorge Felippe Neto declarou apoio à reivindicação, mas salientou que neste momento, por conta do Propag (Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados), as reivindicações que gerem impacto financeiro estão em suspenso e deverão ser retomadas após a resolução dos trâmites para finalização do acordo de pagamento das dívidas com a União. O parlamentar se comprometeu a intermediar as negociações com o secretariado do Governo do Estado para dar andamento aos planos de carreira.
Em resposta, Cassia e Gaúcho reafirmaram a necessidade de valorização dos servidores de Uerj e Uenf e a importância dos projetos de PCCS da Uerj e do PCV da Uenf serem enviados para a aprovação da Alerj ainda neste ano de 2025.
Debate sobre situação de regressão de cargo dos servidores Técnico-Universitários (de T2 para T1): Jorge Felippe Neto entra em contato com presidente do TCE buscando reunião para discutir questão
O segundo ponto debatido é a falta de solução para o processo de regressão de servidores aposentados da categoria T2 para T1, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), iniciado há mais de um ano e que ainda não foi solucionado.
Ao receber explicações sobre o tema, Jorge Felippe Neto entrou em contato com Marcio Pacheco, presidente do TCE, buscando intermediar a questão e reconhecendo que é necessária uma resolução rápida e concreta para o imbróglio. Durante a ligação, o parlamentar solicitou ao presidente do tribunal o agendamento de uma reunião para discutir a questão, na qual estejam presentes representantes do Sintuperj, do TCE e o deputado fazendo a intermediação.
O Sintuperj agradece a recepção prestada pelo deputado Jorge Felippe Neto e a intermediação para os pontos encaminhados pela Diretoria Executiva do Sindicato, confiando na resolução rápida e efetiva das questões e garantindo os justos direitos dos trabalhadores de Uerj e Uenf.