
A Frente Rio contra a Reforma Administrativa realizou uma manifestação pública no Aeroporto Santos Dumont, às 6h desta terça-feira (21/10). O ato faz parte das estratégias de enfrentamento ao Projeto de Reforma Administrativa apresentada pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, cujo relator é o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ). O projeto é classificado pelos dirigentes que compuseram a Frente como um dos maiores ataques ao funcionalismo público desde a PEC 32/2021.

Entre os retrocessos estão a criação de tabela única de remuneração para servidores de carreiras similares no Estado; fim da contabilização dos triênios para atuais servidores; extinção da licença-prêmio para todos; restrições e limitação de auxílios; fim das progressões automáticas; controle rígido na criação de vagas para concurso, dentre outros.

Na manifestação desta manhã, a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves. o coordenador Social, Cultural e Desportos, Sérgio Dutra, o delegado sindical Sintuperj/Hupe, Jorge Luís Mattos (Gaúcho), participaram da atividade.

A mobilização contou com a exibição de faixas contrárias à proposta e abordagens a parlamentares a caminho de suas viagens.

Veja abaixo o calendário de lutas aprovado pela Frente Rio contra a reforma administrativa:
- 14 de outubro – Participação na Audiência Pública da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados;
- 20 e 21 de outubro – Ato nos aeroportos, abordando os parlamentares;
- 27 e 28 de outubro – Visita aos escritórios dos deputados no Rio e às sedes dos partidos políticos para entrega de documento contra a Reforma Administrativa;
- 03 de novembro – Participação na audiência pública na Alerj sobre a Reforma Administrativa;
- 12 de novembro – Visita dos integrantes da Frente Rio aos gabinetes dos parlamentares em Brasília.


