Pré-Vestibular Social do Sintuperj inicia atividades de 2024 com Papo de Cria. Confira a Aula Inaugural

O Sintuperj segue promovendo a inclusão universitária e incentivando a formação continuada da população do Estado do Rio de Janeiro. Na última segunda-feira, 05/02, a Coordenação de Formação e Comunicação Sindical promoveu a aula inaugural do Pré-Vestibular Social deste ano de 2024. A atividade que marca o início das atividades do projeto foi conduzida pela coordenadora da pasta, Bianca Mantovani, e pela coordenadora geral Regina Souza. O tema escolhido para a Aula Inaugural foi “Papo de Cria: Educação como Instrumento de Transformação Social“, e abordou as diversas formas de luta na sociedade brasileira através de uma educação libertadora, inclusiva e plural.

O início do evento se deu com a apresentação do Coral Altivoz, formado por servidores da Uerj, que em seu repertório apresenta releituras de composições famosas da MPB e de manifestações culturais genuinamente brasileiras.

A coordenadora Regina Souza fez uma fala sobre o efeito transformador da chegada a um espaço como a universidade, principalmente enquanto pessoas que estão constantemente na luta contra a opressão colonial. Regina destacou as lutas dos povos negros, das mulheres, dos indígenas, da comunidade LGBTQIAP+ e outras populações vulnerabilizadas por igualdade de direitos e justiça social em diversas áreas, utilizando a educação transformadora e libertadora como ferramenta para as lutas. Finalizando, a coordenadora geral do Sintuperj parabenizou os novos alunos do projeto e incentivou os mesmos a utilizar os espaços da Uerj e suas potencialidades para o crescimento coletivo e o desenvolvimento individual.

A Administração Central da Uerj também prestigiou o início da aula inaugural. As representações da Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4), Daniel Pinha, e a representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), Maria Del Carmen Fernandez Corrales, fizeram breve saudação aos estudantes que estão entrando no projeto. A Asduerj (Associação dos Docentes da Uerj) também marcou presença, com a participação de Leonardo Moura, 2º Secretário da entidade, que em sua fala apontou a importância da educação pública e da união das categorias da Uerj em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Após a apresentação das equipes, na qual todos os professores e monitores do projeto se apresentaram para os novos alunos do pré, foi feita uma homenagem aos estudantes aprovados nos vestibulares no ano de 2023. Ao todo, 35 candidatos conquistaram vagas em cursos de Ensino Superior em diversas instituições do Rio de Janeiro até o momento.

A mesa de debates foi o principal momento de formação da Aula Inaugural, e onde o Papo de Cria foi verdadeiramente reto. Compuseram o espaço como palestrantes o Pró-Reitor Daniel Pinha (PR-4); o pedagogo, educador popular e comunicador Jota Marques; a educadora e representante do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro Anna Carolina Lima; as organizadoras do Projeto Vem Pra Uerj, Isabela Vieira, Letícia Hagler, Polyana Mello e Vitória Torres; e a professora e deputada estadual Elika Takimoto (PT). O bate-papo transitou por quatro subtemas abertos para que os participantes dessem suas contribuições: “Sustentabilidade na Educação: Construindo um Futuro Mais Verde”; “Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades”; “Cultura e Educação: Fortalecendo Identidades Locais”; e “Educação como Ferramenta de Empoderamento Social”.

A equipe do Pré-Vestibular Social dá as boas-vindas aos novos estudantes que ingressam no projeto neste ano de 2024, com a certeza de que não mediremos esforços para a realização de um trabalho pautado pela excelência e que também será socialmente referenciado. Além da capacitação para os concursos de vestibulares, o projeto visa também oferecer ferramentas para que seus participantes tenham uma visão crítica da sociedade e uma atuação transformadora em suas jornadas.

Créditos das fotos:

George Magaraia (fotógrafo – Administração Central da Uerj)

Mayara Cristina (jornalista – assessora da deputada estadual Elika Takimoto)

Diedro Barros