Processo AU/TU: técnicos reivindicam possíveis rumos da luta à Reitoria

Servidores técnico-administrativos da Uerj em conjunto com a Direção Executiva do Sintuperj reuniram nesta quinta-feira (18/10) com a Reitoria da universidade. O encontro discutiu os trâmites do processo relativo à transformação dos servidores auxiliares universitários (AU) em técnicos universitários (TU), que encontra-se sob júdice no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques, afirmou que a Reitoria está dispensando todos os esforços para uma conclusão favorável aos servidores. Além disso, a diretora da Diretoria Jurídica (Dijur) Karla Vasconcellos afirmou que no caso de os desembargadores declararem a mudança de cargo inconstitucional, a universidade recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Na mesma linha, o coordenador geral do Sintuperj, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) também reivindicou a possibilidade de a questão ser resolvida internamente na universidade, trabalhando no sentido da elaboração de uma lei específica que ratifique a passagem dos auxiliares para técnicos.
Previsto para ser julgado no último dia 20 de agosto, a representação de inconstitucionalidade n° 0043864.93-2017.8.19.0000, que avalia a constitucionalidade da alteração, foi retirada de pauta. A decisão foi da desembargadora relatora Katya Monnerat, que compõe o Órgão Especial do TJ, composto por 25 desembargadores, e significa que o processo será melhor avaliado e julgado posteriormente em dia a ser definido.

Após reunião, coordenador geral do Sintuperj Jorge Luís Mattos (Gaúcho) relata aos servidores os assuntos tratados com a Reitoria