Progressão funcional: cumpra-se imediatamente!

Segue a luta para que a tão esperada progressão funcional dos servidores técnico-administrativos da Uerj, que está atrasada há quatro anos e causa perdas financeiras à categoria desde então, seja efetivada ainda neste ano de 2019. Desde a última segunda-feira o Sintuperj, através de sua Diretoria Executiva, tem exercido pressão sobre a Administração Central da universidade com o objetivo de buscar esclarecimentos sobre o tema e garantir que as progressões sejam incluídas até a folha de dezembro, visto que os trabalhadores já cumpriram a etapa de avaliação de desempenho exigida pela Diretoria Jurídica (Dijur) e pela Superintendência de Recursos Humanos da Uerj (SRH).

Na manhã do dia 19/11, a coordenadora geral Cassia Gonçalves Santos da Silveira, a coordenadora de Administração e Finanças Neuza Maria Conceição dos Santos e o servidor técnico-administrativo e conselheiro universitário Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) estiveram na reitoria para reivindicar a aceleração da progressão funcional. Ao serem recebidos pelo reitor Ruy Garcia Marques, os representantes do Sintuperj ouviram do mesmo que é importante e urgente que todo esse processo de progressão funcional seja feito para inserção no contracheque de dezembro, e que recebeu informações de que o processo ainda não foi finalizado por questões internas da SRH. O reitor declarou ainda que irá assinar imediatamente a autorização para a efetivação das progressões quando o processo chegar à sua mesa, e afirmou que irá cobrar celeridade por parte da superintendência. Com a resposta do reitor, a comitiva do Sintuperj seguiu imediatamente rumo à superintendência para cobrar do superintendente Marcelo Ferreira Oliveira rapidez nos trabalhos.

Esperamos que a SRH cumpra com sua obrigação e proceda com a imediata progressão dos servidores técnico-administrativos da Uerj, uma vez que o próprio reitor já avalizou o processo. É necessário lembrar que a reitoria da Uerj já havia garantido ao Sintuperj que a progressão funcional estaria efetivada no último mês de outubro, prazo este que não foi cumprido. É necessário que o superintendente empreenda todos os esforços e encaminhe imediatamente à reitoria todo o processo de progressão para que a mesma conste impreterivelmente nos contracheques de dezembro. O Sintuperj vem a público cobrar do superintendente Marcelo Ferreira Oliveira que encaminhe de maneira urgente a progressão funcional, ressaltando que qualquer atraso na mesma será cobrado de seu setor.