Regina Souza, coordenadora geral do Sintuperj, é empossada como Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro

Foi realizada na última terça-feira, 16/01, no Palácio da Cidade, sede oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, a cerimônia de posse do Codim-Rio, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro. E dentre conselheiras empossadas está a coordenadora geral do Sintuperj, Regina Souza, que foi indicada como representante da sociedade civil. A escolha das representações se deu através de processo eleitoral, realizado em dezembro de 2023, para o quadriênio 2024-2027. É a terceira gestão do Codim-Rio que Regina Souza participa como conselheira, a primeira sendo representação da sociedade civil indicada pelo Sintuperj. Prestigiaram a posse a também coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves, e a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Menezes Damasceno.

A estrutura do Codim-Rio, que é um órgão submetido à Secretaria Municipal da Mulher, conta com 22 conselheiras titulares e quatro suplentes, sendo metade das representações indicadas pelo poder público e a outra metade por representantes da sociedade civil organizada. O objetivo do conselho é atuar de maneira articulada com a prefeitura da cidade para a implementação de políticas públicas comprometidas com a eliminação de preconceitos e desigualdades de gênero, em especial contra as mulheres.

Dentre as ações promovidas pelo Codim-Rio estão a distribuição de cartilha com explicações sobre a Lei do Feminicídio, o estabelecimento de um Pacto de Cooperação pelo Enfrentamento às violências Contra a Mulher, e a implantação da Ronda Maria da Penha pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro

https://prefeitura.rio/politicas-promocao-mulher/prefeitura-do-rio-da-posse-as-novas-integrantes-do-conselho-municipal-de-direitos-da-mulher/

https://prefeitura.rio/cidade/tbt-conselho-dos-direitos-da-mulher-tem-atuado-ha-seis-anos-em-defesa-das-cariocas/