A Diretoria Executiva do Sintuperj e conselheiros técnico-administrativos da Uerj colocaram em pauta demandas da categoria em reunião com a Reitoria da universidade, nesta segunda-feira (18/07).
Um dos pontos mais discutidos, e levantado pelo conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho), foi sobre o processo de reenquadramento dos auxiliares universitários nas categorias A3 e A4 (criadas pela Lei 8436/2019), bem como dos outrora auxiliares universitários reenquadrados como técnico universitários e que estão na dependência de um novo enquadramento nas novas categorias para que não tenham suas aposentadorias questionadas.
Auxiliares universitários
Sobre o relato de técnicos enquadrados na categoria A3 e que alegam já ter requisitos para estarem na categoria A4, a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) afirmou que fez o reenquadramento de acordo com as informações de titulação da qual dispõe a universidade. De acordo com a SGP, dos 80 Auxiliares Universitários, foram encontradas titulações para 43 servidores serem reenquadrados nas novas categorias. Os servidores que não se sentirem contemplados podem solicitar revisão de reenquadramento, bem como os 37 restantes que tenham qualificação exigida, em ambos os casos apresentando as comprovações legalmente exigidas.
Técnicos universitários
Questionado sobre a situação dos técnico-administrativos reenquadrados nas categorias T1 e T2 do cargo Técnico Universitário, o procurador geral da Uerj Bruno Redondo afirmou que Procuradoria e SGP estão empenhados em encontrar caminhos para que estes servidores sejam enquadrados no cargo original (Auxiliar Universitário), desta vez nas novas categorias A3 e A4, sem que tenham prejuízos financeiros. No total, de acordo com a SGP, são 228 técnicos universitários que terão de voltar para o cargo de Auxiliar Universitário. Gaúcho ressaltou que os servidores não podem ter tais prejuízos envolvendo uma possível devolução de valores, pois todos receberam de boa-fé com base na vigência da Lei 7426/2016.

Técnicos de Radiologia

Reitor pede prioridade

Gestão da UPA da Tijuca
O reitor ratificou que a Uerj está em negociação para assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca, e que, se a assunção se confirmar, haverá concurso público para substituir funcionários da Organização Social por concursados da Uerj.
Auxílios transporte, saúde e saúde
Mário Sérgio acrescentou ainda informações acerca dos auxílios transporte, saúde e educação. De acordo com ele, foi solicitada à universidade o envio de compensações para os referidos auxílios. O que, de acordo com o reitor, já foi feito. Em resposta, foi solicitada à universidade uma reunião com uma comissão responsável pelo Regime de Recuperação Fiscal a fim de debater o tema. O que deve acontecer nos próximos dias.
Participaram da reunião a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves, o coordenador de Formação e Comunicação Sindical e conselheiro universitário, Carlos Alberto Silveira, o delegado sindical e conselheiro universitário, Alessandro Barros, o reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro; os pró-reitores Lincoln Tavares e Cláudia Lima, além dos conselheiros universitários Jorge Luís Mattos (Gaúcho), André Torres, Fábio Moraes, Loana Saldanha, Celso Santos e Ivana Brandão; o procurador da Uerj Bruno Redondo; a superintendente de Gestão de Pessoas, Cláudia Rebello, e servidores lotados na SGP.



