Teve início na tarde desta quinta-feira, dia 06/10, a primeira edição do Curso de Formação de Quadros para Movimentos Sociais. O espaço, organizado pela Faculdade de Serviço Social da Uerj e que teve o apoio do Sintuperj, contou com a participação de 120 inscritos nesta primeira etapa, sendo 30 participantes presenciais e 90 online, de diversos pontos do Brasil. O início dos trabalhos ficou a cargo do ex-coordenador do Sintuperj Arnaldo Gama, que apresentou a maneira que o curso será conduzido e a equipe envolvida no projeto.
A aula inaugural do curso contou com a participação do Sintuperj, que se fez presente através da coordenadora geral Regina Souza e da coordenadora de Administração e Finanças Neuza Maria Conceição. Regina fez uma saudação inicial na abertura do curso, na qual ressaltou que também é papel do sindicato estar ligado às pautas sociais e movimentos de organização popular. A coordenadora do Sintuperj apontou que as pessoas que fazem parte desses espaços de luta são responsáveis por lutar para acabar com a invisibilidade de boa parte da população que está sendo negligenciada pelos entes públicos. Finalizando, Regina reafirmou a parceria do Sintuperj na luta por direitos e inclusão.
A coordenadora Neuza Maria Conceição também fez uma saudação inicial pelo Sintuperj, afirmando a importância de incluir pessoas que não tem a devida valorização nas discussões relativas aos direitos das populações que estão marginalizadas. Neuza apontou que é importante que o espaço urbano não seja um espaço para ver apenas a cidade e seus espaços, mas as pessoas que compõem essa dinâmica.
O Curso de Formação de Quadros para Movimentos Sociais terá seus encontros às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, até o dia 01/12. O público-alvo é a população atualmente em situação de rua e pessoas que viveram esse tipo de experiência, além de militantes de movimentos sociais. Outras informações sobre esse curso podem ser obtidas pelo e-mail formacaodequadros@gmail.com.