Urnas das eleições para direção e vice-direção da PPC são impugnadas. Nova votação ocorrerá em junho de 2020

As urnas relativas ao processo eleitoral de escolha da direção e vice-direção da Policlínica Piquet Carneiro (PPC) estão impugnadas por decisão do Conselho Universitário da Uerj, que se reuniu na manhã desta sexta-feira, 29/11, para discutir os problemas ocorridos durante o pleito realizado na unidade. Durante a sessão, que tratou unicamente deste ponto de pauta, a maioria dos conselheiros entendeu que as irregularidades detectadas causaram problemas de confiabilidade nos votos computados, mas não foram suficientes para anular todo o processo eleitoral.

A presidente da Comissão Eleitoral Geral da Uerj, Elaine Lucio Pereira, apresentou na sessão do Consun um extenso relato de como foram conduzidas as eleições na PPC, apontando também as irregularidades que levaram à impugnação da urnas. Além dos problemas ocorridos com a fiscalização das urnas eletrônicas, nas quais não foram emitidas as “zerésimas” (documento que atesta que não há votos computados, etapa obrigatória para que a votação seja iniciada), outros pontos como a não colocação de lacres nas urnas com votos de papel e aceitação de votos em separado de eleitores que não podem ser conferidos como membros do colégio eleitoral da Policlínica também foram elencados como motivos para a impugnação de todas as urnas da unidade.

Com a decisão pela impugnação das urnas o processo eleitoral segue com as mesmas chapas inscritas anteriormente. Uma nova votação será realizada no mês de junho de 2020, após a posse dos demais cargos eleitos (Reitor, Vice-Reitor, diretores de Centros Setoriais e sub-reitores indicados pela Reitoria). Estes têm cadeira garantida nos conselhos superiores da Uerj (Consun e CSEPE – Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e serão os responsáveis por conduzir as sessões que definirão os nomes que irão compor a nova Comissão Eleitoral Geral e a Subcomissão Eleitoral da unidade. O reitor terá ainda a prerrogativa de indicar um diretor para a PPC, que ficará no cargo até o final do processo eleitoral da unidade.