A comunidade da Uerj, e em especial da Policlínica Piquet Carneiro (PPC) conquistou nesta sexta-feira, 12/07, uma vitória histórica. Na sessão do Conselho Universitário – Consun – realizada nesta manhã, foi aprovado o processo 4199/2019, garantindo o direito a voto para a escolha do diretor da unidade. A afirmação da prática democrática na PPC, além de uma grandiosa vitória como exemplo de ampliação da prática democrática no momento atual de nossa sociedade, é uma forma de aproximar a unidade dos demais setores da universidade e também de melhorar sua gestão. Coube ao conselheiro José Augusto Messias apresentar o relato do processo ao pleno, que aprovou com votação expressiva o trabalho.
Pleito reivindicado desde o ano de 2011, o direito de escolha dos trabalhadores e residentes da PPC se deu após um trabalho incessante da bancada de servidores técnico-administrativos do Consun, em especial do conselheiro Leonardo Portes, lotado na unidade, que trouxe novamente para a atual legislatura do conselho esta reivindicação da comunidade da policlínica. Contando com a ajuda do restante da bancada dos técnicos e do Sintuperj que encampou a luta desde o início (em especial os então coordenadores Alberto Dias Mendes e Jorge Luis Mattos de Lemos [Gaúcho]), o processo aprovado nesta sexta-feira contou com apoio dos membros da Comissão Permanente de Legislação e Normas do Consun e da Administração Central da Uerj.
Com a conquista do direito à voto pela comunidade da Policlínica Piquet Carneiro, alguns pontos devem ser regulamentados através de Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA), como quem são as pessoas com direito a votar e também a ser votado. Outra questão que deve ser debatida é a vinculação da PPC ao Centro Biomédico, no mesmo modelo das demais unidades de saúde da Uerj.
Confira outros pontos debatidos no Consun desta sexta-feira, 12/07:
Trabalho em conjunto resolve situação dramática dos técnicos AU/TU: Durante o momento de abertura de expediente do Consun, a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington abordou a resolução do problema dos técnicos AU/TU da Uerj, que estavam ameaçados de perder cerca de 40% de seus salários. A tranquilidade destes trabalhadores foi finalmente conquistada com a sanção da lei estadual 8436/2019, que contém, nos artigos 12 a 15, emendas encaminhadas pelo deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD), que se sensibilizou com a situação após intervenção de diversos setores da Uerj, incluindo o Sintuperj. O conselheiro Jorge Gaúcho aproveitou seu momento de fala e parabenizou o esforço conjunto para que houvesse uma resolução do problema pela Alerj.
Mudança no nome do presidente da Comissão Eleitoral da Uerj: O conselheiro Hindenburgo Francisco Pires fez a leitura de sua carta de renúncia da presidência da Comissão Eleitoral da Uerj, por entender ser necessário se voltar para a disputa da direção de sua unidade. Em substituição ao seu nome, o plenário do Consun aprovou o nome da conselheira Elaine Ferreira Torres (sub-reitora de Extensão e Cultura – SR-3) para assumir o cargo.
Regulamentação da prática de trabalho voluntário na Uerj: Na pauta da sessão ordinária do Consun estava prevista a análise do processo 1125/2015, regulamentando a prática de trabalho voluntário de servidores aposentados na Uerj. De relatoria do conselheiro José Augusto Messias, o mesmo retornou ao pleno do Consun após pedido de vista feito pelo conselheiro Marco Gayoso em sessão anterior. Gayoso apresentou questionamentos e solicitou que o projeto fosse encaminhado para as comissões de Legislação e Normas, Planejamento e Desenvolvimento e Assuntos Acadêmicos para apreciação.
Avaliando a extensão das discussões e a profundidade do tema, o relator retirou a proposta de aprovação direta e o pleno, com isso, aprovou o encaminhamento do processo para as comissões de Planejamento e Desenvolvimento e assuntos Acadêmicos, já que o mesmo já havia sido debatido na Comissão de Legislação e Normas.
Pré-Vestibular Social do Sintuperj receberá sala nova: Durante o momento de abertura de expediente do Consun, a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington respondeu a uma demanda do Pré-Vestibular Social do Sintuperj, afirmando que irá atender a solicitação de cessão de uma sala para as atividades do projeto.