A Comissão de Orçamento, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) colocou em pauta de discussão as emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2025, na última quinta-feira (05/12).
De acordo com a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves, presente à audiência da Comissão, as emendas elaboradas a fim de viabilizar o pagamento dos auxílios Saúde e Educação para os servidores da Uerj foram acatadas como “emendas de prioridade”. As emendas foram elaboradas pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa (PSD), que também fez suas defesas na Comissão, e tiveram outros parlamentares como signatários. Cassia reiterou que é fundamental que a universidade trabalhe no sentido de parametrizar os auxílios, prevendo-os nos contracheques.
Além disso, também foi incluída a emenda nº 565, que remaneja R$ 30 milhões para a rubrica Investimentos da Uerj, que foi apresentada e defendida pelo deputado Vinícius Cozzolino (União Brasil), e aceita pelo deputado e presidente do colegiado André Corrêa (Progressistas).
As discussões e a votação em plenário do orçamento do Estado fluminense para 2025 deverá ocorrer na próxima semana. A mobilização da comunidade universitária é imprescindível para a aprovação em plenário das emendas que garantem o pagamento dos auxílios Saúde e Educação aos servidores da Uerj.
O delegado sindical Sintuperj/Hupe, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) e o vice-reitor da Uerj, Bruno Deusdará e assessores também estiveram presentes.