A coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza foi uma das homenageadas durante a abertura do “I Seminário Integrado Procuradoria e Defis”, realizado no Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro Coren/RJ. O evento foi realizado nesta quinta-feira (25/07), Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. Após a Mesa de abertura e, em referência à data, foram homenageadas mulheres negras que atuam na área da Enfermagem.
Além da homenagem recebida do Coren por seus anos de serviços prestados à Enfermagem e pela defesa dos direitos da classe trabalhadora, Regina também foi agraciada com um buquê por seu filho. Em seu discurso, Regina afirmou que trabalhar na área da Enfermagem é um ato de coragem por exigir de seus profissionais a doação de suas vidas em prol de outrem. Sobretudo no caso das mulheres negras, que muitas vezes precisam acumular papéis sociais, conduzir sozinhas suas famílias e resistir às opressões e discriminações tão presentes em nossa sociedade.
A ex-deputada estadual Enfermeira Rejane, eleita três vezes consecutivas, e a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Sônia Alves, há mais de 50 anos em atividade, também estiveram entre as homenageadas.
A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves e o conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho), companheiros de luta de longa data, prestigiaram a homenagem.