8M: Sintuperj em defesa de direitos e garantias a todas as mulheres

O 8 de março está entre as datas mais importantes do nosso calendário. É um dia de reflexão acerca de um grupo social que compõe a maioria da população, mas que, contraditoriamente, é a de menor representatividade nos principais espaços de poder. É o dia Internacional da Mulher.

Seja em cargos políticos, seja no Judiciário ou mesmo em cargos de direção de grandes empresas, a presença feminina está muito aquém do que poderíamos classificar como socialmente justo. E mesmo ao superar as barreiras discriminatórias, sobretudo no ambiente das instituições privadas, muitas mulheres ainda têm de conviver com a desvalorização de sua força de trabalho, materializada nos menores salários que recebem diante do que é pago aos homens para a mesma função.

Essa estruturação social tem em suas bases um histórico secular de alienação feminina pelos homens, mediante formas diversas de violência, de suas capacidades e potencialidades. Uma opressão tão enraizada na sociedade que resistiu até mesmo a todos os avanços intelectuais trazidos pela modernidade. Mas que nunca deixou de ser combatida, ora de forma isolada, ora coletiva. E essa luta cresceu, e cresce diariamente, resultando na conscientização de mulheres – e também de homens – sobre a existência e necessidade de superação dessa violência de gênero, na esteira da supressão de todas as formas de violência. Entre as primeiras conquistas umas das mais significativas foi o direito ao voto, que em 2024 completa 92 anos, servindo de base para outras conquistas sociais.

As marcas dessa luta – essas, sim, belas de serem vistas – já se fazem notabilizar na maior participação feminina em espaços que poucos anos antes eram ocupados majoritariamente, quando não exclusivamente, por homens. Ainda que longe do ideal, reiteremos! Mas o suficiente para termos a certeza de que o caminho para o fim das diversas formas de violência contra as mulheres continuará a ser percorrido.

Pelo fim do feminicídio, do racismo, do capacitismo, do transfeminicídio e lesbocídio!
Pela igualdade e equidade de gênero!