Aposentados fazem ato no Rioprevidência reivindicando direitos conquistados em Lei e são recebidos em reunião

Os aposentados da Uerj estão próximos de ter uma boa notícia em relação a tão esperada efetivação de seus direitos aprovada na Lei Estadual 7.426/2016. Em mobilização realizada na manhã desta quarta-feira, 17/10, os servidores inativos da Universidade fizeram um ato em frente ao Rioprevidência. E, ainda, uma comissão foi recebida por representantes do órgão para debater a questão.

A mobilização começou cedo, ainda na Uerj, onde os aposentados se concentraram junto a direção do Sintuperj para se dirigir em conjunto até o Centro da cidade, já que foram disponibilizados dois ônibus para que os trabalhadores que dedicaram suas vidas à Universidade pudessem chegar ao Rioprevidência com tranquilidade. Acompanhados por funcionários do sindicato, os aposentados iniciaram pouco depois das 10 horas da manhã uma movimentação em frente a sede do órgão, reivindicando respostas sobre seu pleito. Também foi feita a escolha de quatro nomes, sendo dois coordenadores gerais do Sintuperj (Jorge Luis Mattos de Lemos [Gaúcho] e Antônio Virgínio Fernandes) e duas servidoras aposentadas para compor a comissão.

Reunião com o Rioprevidência: faltam apenas ajustes para efetivação dos direitos doa aposentados

A espera para o início da reunião foi relativamente rápida e o tratamento dispensado pelos representantes do Rioprevidência foi atencioso e cordial. A comissão de servidores aposentados da Uerj foi atendida pelo presidente do órgão, Reges Moisés dos Santos, pelo Diretor de Administração e Finanças, Robson Leite de Albuquerque, e pelo Gerente de Benefícios e Auditoria, Diogo Soares Leite, que esclareceu o andamento dos processos relativos a técnico-administrativos e docentes da Universidade.

De acordo com os representantes do Rioprevidência, o reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques, realizou uma visita ao órgão na tarde da última terça-feira, 16/10, para comunicar que os processos já haviam sido enviados pela Universidade e solicitar que fosse dada uma atenção especial para que as demandas sejam atendidas o mais rápido possível.

O Gerente de Benefícios e Auditoria do Rioprevidência, que ficou responsável por esses encaminhamentos, afirmou que irá iniciar ainda na tarde desta quarta-feira as tratativas com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), para que sejam feitos os devidos ajustes no sistema e a efetivação dos direitos dos aposentados na Lei 7.426. Ao ser questionado sobre um prazo para o cumprimento da demanda, Diogo apontou que só poderá dar uma resposta após conversar com a Sefaz, e se comprometeu a dar um retorno para a direção do Sintuperj até o final da manhã desta quinta-feira, 18/10.

Em resposta ao representante do Rioprevidência o coordenador geral do Sintuperj, Jorge Gaúcho, afirmou que não houve uma comunicação por parte da Reitoria da Uerj sobre essa visita ao órgão, mas ressaltou que essa atitude da Administração Central da Universidade é tranquilizadora, já que mostra o interesse dos gestores em contemplar os direitos dos aposentados. O também coordenador geral do Sintuperj Antônio Virgínio Fernandes ressaltou a necessidade de efetivação desses direitos, que serão um alento para os aposentados que, além das contas normais, ainda gastam muito com alimentação e medicamentos.

Edit: Em resposta no final da manhã desta quinta-feira, 18/10, o Gerente de Benefícios e Auditoria do Rioprevidência, Diogo Soares Leite, informou que estabeleceu diálogo com a Secretaria de Fazenda, que ressaltou não haver tempo hábil para a efetivação dos direitos dos aposentados ainda para o mês de novembro (contracheques fechados em outubro). Mas garantiu que a demanda será atendida em dezembro (contracheques fechados em novembro).

Técnicos reivindicam pagamento de parcela atrasada de 2014

Aproveitando o ensejo, o coordenador Jorge Gaúcho solicitou uma posição sobre a parcela não paga no ano de 2014, por uma falha do Governo do Estado na implantação da Lei 6.701/2014 (Plano de Carreira dos técnico-administrativos da Uerj). Além de enviar ofício no ano de 2015 fazendo essa cobrança, o Sintuperj reivindicou ainda o desarquivamento do processo que havia sido finalizado sem que o pleito dos técnicos aposentados da Universidade tivesse sido atendido.

Em resposta, Diogo Soares Leite afirmou que o Rioprevidência ainda não tem autonomia para resolver essa questão, que deve ser uma tratativa direta entre a Superintendência de Recursos Humanos da Uerj e a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). No entanto, o órgão está buscando formas de resolver essa demanda e trazer para si a independência para saber o que ocorreu e o porquê dos pagamentos de maio de 2014 não terem sido feitos. De acordo com Diogo, a partir do dia 26 de novembro o Rioprevidência deverá centralizar as aposentadorias da Uerj e realocá-las em seu sistema, para que o órgão possa analisar o pleito dos técnicos.

Após o fim da reunião, os representantes dos técnico-administrativos da Uerj retornaram à porta do Rioprevidência, onde fizeram o relato aos companheiros presentes. Em seguida, com mais uma demonstração de união e força, os servidores presentes reafirmaram mais uma vez que estão aposentados, mas ativos na luta!