Assembleia dos técnicos da Uerj pauta reformulação do plano e eleições na Uerj

A Assembleia dos técnico-administrativos da Uerj destacou os avanços nas negociações sobre a reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj junto ao governador do Estado, Cláudio Castro. A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves afirmou que a reunião realizada com o governador no Palácio das Laranjeiras no último dia 27 de novembro foi a primeira oportunidade que o sindicato teve de dialogar de forma mais tranquila com o mandatário, já que nas outras duas ocasiões em que o sindicato esteve com o governador foram em eventos externos: inauguração do CAp-Uerj (link ao lado: http://www.sintuperj.org.br/?p=7673), e em frente ao Instituto do Cérebro (link ao lado: http://www.sintuperj.org.br/?p=8460).

Sobre o resultado da reunião, a coordenadora ressaltou que foi formado um Grupo de Trabalho (GT), como feito com as áreas da Saúde e da Segurança, para avaliar os impactos orçamentários. Acrescentou ser “um passo importante para nós levarmos a defesa do plano de cargos e salários” e que tem a “esperança de desenvolver esse mês [dezembro], pois [o GT] tem duração de 30 dias”.

Cassia reiterou que o sindicato tem consciência de que a categoria tem diversas demandas que serão acompanhadas e tocadas pela direção, mas que a reformulação do plano de carreira é uma pauta prioritária.

Cartilha sobre assédio

A coordenadora geral Regina de Souza informou que a cartilha com as diversas formas de assédio elaborada pelo Sintuperj já está pronta, e que o sindicato está negociando valores para a sua impressão e disponibilização junto aos trabalhadores das universidades.

Privatizações

Durante a assembleia, houve muitos questionamentos a processos de privatizações em curso no país. Como é o caso da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e dos hospitais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja gestão está sendo discutida para ser entregue à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como já aconteceu com os hospitais universitários federais da UFF, Hospital Universitário Antônio Pedro, e da Unirio, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Eleições para Reitoria da Uerj

Diferentes coordenadores que compuseram à mesa da Assembleia parabenizaram a chapa 10, formada pelos então candidatos Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará, pela vitória nas eleições para a reitora e vice-reitor, respectivamente, realizada entre os dias 28 e 30 de novembro.

A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Damasceno, defendeu uma gestão participativa para que as entidades representativas da comunidade universitária da Uerj (técnicos, docentes e estudantes) levem as demandas dos três segmentos. Por sua vez, Regina ressaltou e parabenizou os técnico-administrativos pela grande participação no processo eleitoral, considerada por ela a mais disputada que já havia presenciado

Piso da Enfermagem no Hupe

Cassia reiterou que o Sintuperj levou às chapas que concorreram à Reitoria da Uerj, assim como já fizera com a atual Administração Central da universidade, a necessidade de equiparação salarial de profissionais da Enfermagem de nível médio contratados do Hospital Universitário Pedro Ernesto que, proporcionalmente, recebem menos do que o previsto na Lei do Piso Salarial (Lei nº 14.434/2022). E também sobre a necessidade de aumentar o percentual de servidores concursados em atividade no Hupe. De acordo com ela, há cerca de 50% de trabalhadores contratados em atividade no hospital.

Ela afirmou ainda que o Sintuperj se mantém totalmente contrário a quaisquer tipos de privatização, mencionando especialmente o caso da Ebserh.

 

MOÇÃO DE APOIO AOS FUNCIONÁRIOS DO METRÔ, DA SABESP E DA COMPANHIA DE TRENS DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Assembleia dos técnicos da UERJ, reunida em 05/12/2023, repudia as tentativas de privatização do Metrô, da Sabesp e da Companhia de Trens do Estado de São Paulo por parte do governador Tarcísio de Freitas. Repudiamos também sua atitude arbitrária de demitir trabalhadores metroviários, entre eles Narciso (vice-presidente do sindicato) e Altino (Ex-presidente e atual diretor do sindicato). Exigimos o cancelamento dessas demissões e sua imediata reintegração!

 

NOTA CONTRA A CONCESSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFRJ À EBSERH

Nos últimos dias, a UFRJ foi submetida a um arbitrário processo de entrega do seu hospital universitário à EBSERH. Em um processo que não escutou a comunidade da universitária, muito pelo contrário, boicotaram a sessão presencial e aprovaram a entrega em um processo feito online em 10 minutos. Tamanha transformação não deveria ser feita desta maneira, mas sim com um amplo debate com toda a universidade.

A adesão à EBSERH representa grande retrocesso para a prestação de serviço, que, pela experiência dos hospitais universitários da UNIRIO e UFF, diminui os serviços oferecidos à população. Quanto aos trabalhadores envolvidos no hospital, ocorre, em certa medida, um processo de terceirização, que precariza as relações de trabalho e fragmenta a categoria. É  inaceitável a concessão do Hospital Universitário Clementino Braga Filho para a EBSERH  e deve ser dado todo apoio à luta contra esse processo arbitrário e privatista, vez que insere na estrutura da UFRJ a lógica de mercado.

Confira abaixo as deliberações da Assembleia de 05 de dezembro de 2023:

Deliberações da Assembleia de 05 de dezembro de 2023