Sessão Conjunta dos Conselhos Superiores da UERJ homologa resultado das Eleições Gerais de 2023

Reunindo membros dos conselhos Universitário (Consun), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe), e de Curadores, a sessão conjunta extraordinária homologou o resultado do processo eleitoral para a Reitoria e centros setoriais da Uerj. A sessão ocorreu nesta sexta-feira (08/12). Nela, diversos conselheiros ressaltaram a importância da autonomia universitária para eleger a sua Reitoria e criticaram ações classificadas como atentados à democracia, mencionando, por exemplo, a produção de montagens com figuras expressivas da Administração da universidade. Sobre a questão, a presidente do Consun e reitora em exercício, Cláudia Gonçalves, afirmou que tratar-se de um reflexo do ambiente político recente nas diversas esferas de governo, mas que na Uerj a democracia venceu.

Conselheiros destacaram e parabenizaram o trabalho incansável desenvolvido pelos servidores da Secretaria dos Conselhos (Secon), da Comissão Eleitoral e demais comissões setoriais. Além disso, enfatizaram que a universidade terá a oportunidade de avançar e ampliar sua relevância no cenário social fluminense e, em especial, de sua comunidade interna.

A coordenadora de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj e conselheira do Csepe, Bianca Mantovani, reiterou os agradecimentos aos servidores da Secon, cujo trabalho a fez decidir em se voluntariar para compôr a Comissão Eleitoral das Eleições para a Coordenação de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A conselheira também fez agradecimentos às entidades representativas da Uerj, Sintuperj, Asduerj e DCE, pelo debate promovido com as chapas concorrentes e pela elaboração das cartas compromissos entregues aos candidatos. Por fim, parabenizou aos candidatos eleitos e colocou-se à disposição para contribuir na criação de novas perspectivas para a Uerj no quadriênio 2024-2027.

Após a leitura do relato das Eleições Gerais da Uerj 2023 feito pela presidente da Comissão Eleitoral, conselheira Lúcia Helena Salgado, o documento foi aprovado por unanimidade. Em seguida, os candidatos da chapa eleita para reitora e vice-reitor, Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará, respectivamente, adentraram no Plenário dos Conselhos e foram aplaudidos de pé por todos os conselheiros.

Em sua manifestação, a reitora eleita fez menção à cor branca de sua blusa e afirmou ser a favor da cultura da paz. Além disso, ratificou que sua gestão se pautará pela coletividade e compartilhamento. “Não queremos divisão. Queremos uma universidade que ande para frente. Sabemos que a Uerj é muito importante para a sociedade do Rio de Janeiro!”, afirmou.