A Assembleia dos técnico-administrativos da Uerj repercutiu o Dia D de Lutas promovido pela categoria no dia anterior (14/05) e ratificou a necessidade de os trabalhadores intensificarem a luta com mais mobilizações, ocupando as ruas.
Coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves demonstrou preocupação diante do cenário político interno e externo à universidade, tendo em vista a proximidade do ano eleitoral e a inação política durante os meses que antecedem o pleito. Afirmou que os técnicos devem contar mais com suas próprias forças para conseguir conquistar suas reivindicações. Garantiu ainda que a Direção do Sintuperj buscará novamente o Parlamento estadual, sobretudo o presidente Rodrigo Bacellar, a fim de buscar uma intermediação com o Governo.
Paralelamente, ainda de acordo com a coordenadora, o Sintuperj buscará uma agenda com o governador do Estado, Cláudio Castro. E que, sendo o sindicato ou a Reitoria o primeiro a conseguir, o Sintuperj convocará a categoria para uma vigília no local do encontro.
Cassia considerou como fundamental a parametrização dos auxílios pela Administração da Uerj. Ela explicou que os auxílios conquistados na uenf também foram inicialmente negados pelo RRF. Para consegui-los, o reitor da época fez a parametrização no contracheque com valor zerado, para na sequência buscar os recursos. Segundo a coordenadora, a parametrização facilitaria a consecução do pagamento dos auxílios, mas a Administração da Uerj não está fazendo.
E reiterou que a progressão na carreira de quem conquistou esse direito nos três primeiros meses de 2025 somente saiu após a mobilização do Sintuperj com parecer da Assessoria Jurídica do sindicato, e de reunião ampliada com a presença de Sintuperj, Reitoria e Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP). Assim como a proposta de auxílio refeição, que também é resultado de cobrança do sindicato inicialmente pela majoração do auxílio alimentação.
Auxílio saúde para aposentados
A coordenadora também revelou que o Sintuperj moverá ação jurídica visando o pagamento de auxílio saúde para servidores aposentados da Uerj, com base na legislação que estabeleceu o pagamento para os ativos, em 2022. Acrescentou que a ação é aberta à adesão de aposentados sindicalizados e que, em caso de ganho de causa, buscarar-se-á isonomia com os demais inativos.
Ação coletiva sobre auxílios saúde e educação
Cassia também repassou informações sobre o trâmite da ação coletiva movida pelo Sintuperj com objetivo de restabelecer o pagamento dos auxílios saúde e educação. De acordo com ela, o pedido de tutela antecipada, ou seja, pagamento imediato foi negado. E, após recorrido sob agravo de instrumento, o desembargador manteve a decisão de negar o pedido de tutela, sob a justificativa de ouvir a Uerj sobre as razões para a interrupção do pagamento. Ainda de acordo com a coordenadora, o processo encontra-se em fase de instrução, ou seja, com a produção de provas, tramitando na 2ª vara de Fazenda Pública.
Regina Souza, coordenadora geral do Sintuperj, também fez críticas à atuação da Reitoria da Uerj. Segundo ela, existem ações que são de âmbito administrativo e que, como tal, não são de competência do Sintuperj. E sim da Administração da universidade.
A coordenadora fez a leitura de uma carta elaborada pelos servidores técnicos lotados no campus da Uerj em Petrópolis – que também fora lida durante a manifestação no hall do queijo, no dia anterior – relatando as dificuldades enfrentadas por esses trabalhadores. Regina acrescentou que se a situação dos trabalhadores no campus Maracanã já é difícil, imagine a dos servidores das unidades fora da capital, que não recebem a mesma atenção.
Para o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luís Mattos (Gaúcho) a percepção é a de que a atual Administração da universidade não trabalha com o ímpeto devido em prol dos técnico-administrativos, sobretudo no que tange à carreira. Nesse sentido, reiterou-se a necessidade de os trabalhadores pressionarem pelos seus direitos e reivindicações uma vez que a universidade não funciona sem técnico.
Evento na segunda (19/05) em homenagem à Enfermagem
Nos informes, Regina Souza anunciou que na próxima segunda-feira (19/05), o Sintuperj promoverá o evento “Enfermagem: a competência e a coragem que salva vidas”, em homenagem à Semana da Enfermagem.
Confira abaixo as deliberações da Assembleia de 15 de maio de 2025:
Moção de repúdio à Uerj pela ausência dos auxílios educação e saúde aos servidores técnico-administrativos:
Fotos: Samuel Tosta