CAp-Uerj inaugura nova sede

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) realizou a inauguração de sua nova sede nesta segunda-feira (14/03), na Rua Barão de Itapagipe, no bairro do Rio Comprido. A solenidade reuniu autoridades universitárias, legislativas e estaduais. O Sintuperj foi representado pelas coordenadoras gerais Cassia Gonçalves e Regina de Souza, acompanhadas pelo conselheiro universitário da Uerj Jorge Luís Mattos (Gaúcho). Ambos dialogaram diretamente com o governador do Estado Cláudio Castro sobre a revisão da carreira dos técnicos da UERJ e da UENF – reformulação do PCCS- demandas represadas desde 2021. Se comprometeu em nos atender nos próximos meses, porém tínhamos que aguardar um pouco e que faria por ocasião do próximo ajuste de conduta do RRF.

Thiago Correia Almeida, diretor do colégio, lembrou que a luta por uma sede digna para o CAp-Uerj atravessou várias gestões. Ele apontou um avanço para a comunidade do colégio ao comparar a sede anterior, originalmente pensada para ser um hospital, com a nova sede, construída para ser uma instituição de ensino, mesmo com a necessidade de adequações às necessidades do CAp-Uerj. “Um belo presente no ano em que o Colégio completa 65 anos, no dia 1º de abril”, completou.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, enfatizou os avanços da Uerj mesmo durante a pandemia e com o Regime de Recuperação Fiscal. Enfatizou o maior diálogo da universidade com Governo, Parlamento, Imprensa e com a sociedade fluminense em geral nos últimos anos. “Temos o compromisso de mudar a vida de servidores, estudantes e do povo fluminense”, afirmou. Ressaltou ainda a importância da Uerj como principal agência de políticas públicas do estado, e que a Alerj transferiu recursos para a aquisição da nova sede.

O reitor destacou ainda o papel do vice-reitor da Uerj na aquisição da nova sede, Mário Carneiro. De acordo com ele, foi Mário quem visualizou o anúncio de venda do espaço, outrora uma escola, e acompanhou todo o processo de aquisição, inclusive a realização das obras. Lodi rendeu agradecimentos ainda para a comunidade do CAp-Uerj pelo trabalho desenvolvido diariamente em prol da Educação.

Por fim, o reitor anunciou a criação de auxílio uniforme (Ato Executivo de Decisão Administrativa – Aeda – 18/2022) no valor de R$ 350,00 para todos os estudantes do CAp-Uerj, além da implementação de merenda tendo em vista que o colégio era a única instituição escolar pública que não dispunha de refeição.

 

André Ceciliano (PT), deputado estadual e presidente da Alerj, lembrou que a Uerj foi a instituição que mais sofreu com a crise econômica que resultou em atrasos salariais dos servidores públicos em 2016. Hoje, segundo ele, o estado vive um momento muito bom fruto de uma unidade nunca vista entre Judiciário, Legislativo e Executivo. Unidade dentro da Alerj também foi apontada pelo parlamentar como fundamental para a promoção de avanços sociais, como a expansão da universidade pública através de polos de ensino.

 

 

O governador, Cláudio Castro, ressaltou a importância de o orçamento da Uerj não ter sido contingenciado nos últimos anos para que a instituição voltasse funcionar normalmente. “Quem entra para a universidade ou para o CAp tem possibilidade real de mudança de vida”, afirmou. Ressaltou ainda a maior eficiência na utilização dos recursos com a utilização da Uerj como agente de programas sociais, em detrimento de organizações sociais.

O governador afirmou ainda que “na primeira revisão do Regime (de Recuperação Fiscal) atenderá as demandas dos servidores da Educação e da Ciência e Tecnologia, onde as universidades se encaixam”. Acrescentou ainda que é um tempo de avanço, de reestruturação do estado com base em diálogo institucional. “Só teremos estado forte com instituições fortes e as universidades são fundamentais porque são delas que sairão o conhecimento e o senso crítico, que o estado precisa”, concluiu.