Consun aprova calendário eleitoral para Reitoria. Técnicos progredirão sem Capacit.

A sessão do Conselho Universitário da Uerj teve como principal ponto de pauta o calendário eleitoral para as eleições para a Reitoria da universidade. Durante o expediente, a bancada técnico-administrativa fez reivindicações acerca da progressão dos servidores técnico-administrativos.

O conselheiro Jorge Luís Mattos (Gaúcho) ressaltou que as progressões técnico-administrativas não ocorrem desde janeiro de 2023. Lembrou ainda que foi um ganho da bancada técnico-administrativa do Consun e do Sintuperj que as progressões ocorram de acordo com a data de entrada dos servidores. Além de ser mais justa do que realizada outrora em bloco, o impacto financeiro [e político] junto ao Governo é menor. O conselheiro afirmou contar com o apoio do presidente do Conselho e reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro, para o atendimento das demais demandas da categoria o mais rápido possível.

A conselheira Loana Saldanha reiterou a solicitação feita por Gaúcho sobre a progressão funcional. Ela reforçou que o Ato Executivo de Decisão Administrativa em vigor condiciona a progressão à realização de cursos do Capacit. A conselheira destacou que o Sintuperj reivindicou oficialmente à Reitoria que dispense a exigência de curso, pois “esse ano estamos vindo de várias dificuldades e readaptações após a pandemia”.

Em resposta, o presidente do Conselho Universitário afirmou que após a sessão assinaria o Ato Executivo que garantiria a progressão dos técnico-administrativos.

Eleições Executivas

Após amplo debate sobre o cronograma das eleições, incluindo o período de campanha, foi aprovado pelo conselho as seguintes datas:

Primeiro turno: 07 a 09 de novembro de 2023

Resultado: 13 de novembro de 2023

Segundo turno (se houver): 28 a 30 de novembro de 2023

Resultado: 08 de dezembro de 2023

A sessão do Conselho Universitário continuará no dia 30 de junho com a definição dos membros da Comissão Eleitoral.