No dia que marca o início da Semana da Enfermagem (12/05), a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves foi homenageada com o Prêmio Ana Nery da Saúde em sessão solene que homenageou profissionais da área. A premiação ocorreu no Palácio Tiradentes, ex-sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Dando início à sessão, a deputado estadual Lilian Behring (PCdoB), autora do projeto de concedeu o Prêmio Ana Ney à Cassia, fez um agradecimento a todos os profissionais da Saúde pela dedicação às suas funções mesmo tendo que, muitas vezes, superar a falta de condições dignas de trabalho.
Homenageada, Cassia lembrou que se dedica à Enfermagem há mais de 40 anos. E que, apesar da evolução da Profissão ao longo dos anos, ainda há necessidade de se buscar isonomia salarial entre gênero e entre profissionais da Saúde com mesma qualificação. Afirmou que a grande satisfação de sua profissão é ver um paciente se recuperar, contribuindo para a promoção da vida. Enfatizou que também carrega com orgulho a responsabilidade de estar na Direção do Sintuperj, sindicato que representa todos os trabalhadores das universidades públicas fluminenses.
Ela também fez uma reverência às deputadas federais Enfermeira Rejane (PCdoB) e Jandira Feghali (PCdoB), que sempre lutaram pela valorização dos profissionais de Enfermagem. Lembrou da luta empreendida por Jandira pelo reconhecimento da acumulação de vínculo. E assumiu o compromisso de reformulação das carreiras técnico-administrativas de Uerj e Uenf.
Diretor da Faculdade de Enfermagem da Uerj, Ricardo Mattos ressaltou dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Enfermagem para o exercício de suas funções, sobretudo na Uerj, como os atrasos salariais de trabalhadores contratados lotados no Hospital Universitário Pedro Ernesto devido ao não repasse orçamentário da Secretaria de Estado de Saúde para a Uerj, e também defendeu maior repasse orçamentário para a universidade de acordo com o que a instituição entrega e tem potencial para entregar à sociedade.
Antes de também receber o Prêmio Ana Nery, Ricardo afirmou que a expansão do atendimento tem que ser acompanhada de um orçamento à altura, sob o risco de provocar sofrimento a pacientes e trabalhadores da Saúde. Defendeu a isonomia salarial entre homens e mulheres, e denunciou que muitas instituições privadas de Saúde descumprem o piso nacional da Enfermagem aprovado em 2022 sob o falso argumento de colapso do sistema.
O Coordenador da Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rogério Marques de Souza também recebeu o Prêmio Ana Nery.
Autora do Prêmio Anna Nery durante seu mandato como deputado estadual, a deputada federal Enfermeira Rejane afirmou que além de homenagear profissionais de Enfermagem o Prêmio também é uma forma de homenagear a grande liderança da Enfermagem exercida por Anna Nery. E defendeu maior participação dos profissionais da Saúde nos parlamentos, citando que eles estão presentes em todos os programas do Ministério da Saúde, em todas as partes do país.
Deputada federal, Jandira Feghali enfatizou que a Semana da Enfermagem chama atenção para o debate e a mobilização em torno das pautas em torno dos profissionais de área. Ela listou algumas das lutas empreendidas pela Enfermagem ao longo das últimas décadas, inclusive com a participação da parlamentar que teve um mandato como deputada estadual no Rio de Janeiro e está no oitavo como deputada federal. Além da acumulação de vínculos, segundo ela, houve a aprovação das 30 horas no Congresso Nacional durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, sendo vetado pelo próprio. As demais lutas, ressaltou, invariavelmente buscam a defesa do Sistema Único de Saúde.
A coordenadora geral do Sintuperj Regina Souza; os coordenadores Social, Cultural e Desportos, Sérgio Dutra; e de Formação e Comunicação Social Bianca Mantovani e Carlos Alberto Silveira; e o delegado sindical Sintuperj/Hupe, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) estiveram presentes à cerimônia.
Fotos: Samuel Tosta