Há exatos quatro anos, no 28 de outubro de 2018, foi confirmada a vitória de um projeto de governo que tinha como um dos principais alvos os servidores públicos em todas as suas esferas. E o serviço público de forma mais ampla. Este período foi marcado por sistemáticos ataques aos trabalhadores que escolheram como profissão atender as demandas de toda a sociedade, sobretudo das classes mais desprovidas financeiramente e que, em muitos casos, dependem exclusivamente do serviço público para terem acesso a direitos constitucionais básicos.
Discursos sobre infundadas balbúrdias, redução de financiamentos sobretudo na Educação – mas não somente –, defesa de privatizações de setores estratégicos do país notabilizaram uma política econômica antiquada e que atribuíam ao serviço público a responsabilidade pela péssima gestão orçamentária. E tendo no Projeto de Emenda Constitucional 32 – que, entre outras coisas, acaba com a estabilidade no serviço público promovendo descontinuidade na prestação do serviço público – a mais recente cartada legislativa contra as condições de trabalho do servidor público e, consequentemente, contra o acesso das populações mais pobres a serviços básicos.
Hoje, 28 de outubro de 2022, o servidor público, assim como todas as pessoas atingidas por esses ataques que resultaram em supressão de direitos de funcionários públicos, como os triênios para mencionarmos a realidade fluminense, está há dois dias da possibilidade de, em conjunto com o restante da sociedade e em benefício desta, colocar um fim a esses tempos tão sombrios o qual atravessamos, e recolocar o país no caminho do crescimento e desenvolvimento inclusivos.
Por ora, mas sem ignorar a realidade que ainda vivenciamos, o Sintuperj parabeniza todos os servidores públicos pelo seu Dia. E deseja um futuro de muitas lutas e conquistas!