A Superintendência de Gestão de Pessoas da Uerj promoveu nesta quarta-feira, dia 26/10, mais uma edição do Ambiente-se, evento que tem o objetivo de recepcionar os novos servidores da universidade. E o Sintuperj se fez presente novamente nessa importante etapa de fortalecimento da instituição e de seu quadro funcional, através da coordenadora geral Regina Souza e da coordenadora de Administração e Finanças Neuza Maria Conceição, que representaram o sindicato fazendo uma fala de saudação de boas-vindas aos novos trabalhadores e trabalhadoras. Neste Ambiente-se a SGP empossou um total de 79 servidores, sendo 35 técnico-administrativos e 44 docentes, que passam a ocupar cargos que estavam vagos na Uerj.
Durante sua fala, Regina Souza apresentou aos novos servidores um breve histórico da atuação do Sintuperj desde a sua criação, no ano de 2000, e sua importância como a entidade de defesa dos direitos dos trabalhadores da Uerj e da Uenf. A coordenadora geral apontou duas grandes lutas que estão sendo travadas neste momento pelo sindicato, que são a efetivação dos auxílios de natureza indenizatória, que estão travados pela Comissão do Regime de Recuperação Fiscal de Brasília, e pelo encaminhamento da reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Uerj, que está atualmente na Secretaria Estadual da Casa Civil, para apreciação e aprovação da Alerj. Regina ressaltou que o Sintuperj e a Administração Central da Uerj estão empenhando todos os esforços para obter essas conquistas e ressaltou que é importante e necessária a participação de todos os trabalhadores nestas lutas para garantir seus direitos. Regina Souza reforçou ainda a importância da luta sindical e da participação ativa dos trabalhadores e trabalhadoras neste momento em que os servidores públicos estão sendo constantemente atacados com medidas que fazem com que o funcionalismo público não seja atrativo para os trabalhadores, e apontou que neste sentido a Uerj está indo na contramão de todo esse desmonte, promovendo a valorização de seu quadro de servidores.
A coordenadora geral do Sintuperj, ao final de sua fala, apresentou os serviços oferecidos pelo Sindicato, como o atendimento jurídico e o Pré-Vestibular Social, e abordou as conquistas obtidas e as lutas que estão sendo travadas. Regina ressaltou que o Sintuperj e sua Diretoria Executiva são marcados pela atuação ativa e contínua pela garantia de direitos e em busca de novas conquistas. Como é de praxe nos eventos do Ambiente-se, a equipe do Sintuperj mais uma vez distribuiu aos novos servidores um brinde no qual estão incluídos uma cartilha com todas as informações sobre a entidade, suas lutas e conquistas, e também a ficha de filiação para incentivar os novos servidores a se juntarem nessa luta. Regina Souza reforçou aos novos trabalhadores da instituição que a equipe do sindicato está à disposição para todos os esclarecimentos relativos aos serviços oferecidos pela entidade.
A participação do Sintuperj em mais uma etapa do Ambiente-se é a marca de uma relação pautada pelo respeito entre a Superintendência e a entidade sindical que representa os servidores da Uerj. Trabalhando cada um em seu devido campo, o Sintuperj e a SGP colaboram com seus respectivas atuações para o bem-estar do trabalhador da universidade.
O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade
Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:
Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;
Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;
Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.
E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Como se sindicalizar
Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:
Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.
Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.