Representando o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Rio de Janeiro (Sintuperj), a coordenadora geral do sindicato Cassia Gonçalves recepcionou os convocados para tomarem posse como servidores da Uerj, na última terça-feira (20/05). Cassia expôs aos novos servidores que eles estavam adentrando em uma instituição altamente politizada. E ressaltou a importância de eles se engajarem politicamente a fim de garantirem que as categorias de servidores da Uerj – técnicos e docentes – tivessem condições dignas de trabalho.
Ela citou algumas conquistas recentes dos trabalhadores, como os auxílios Saúde e Educação, que possibilitam que os novos servidores entrem na universidade com vencimentos superiores aos previstos no edital do concurso para o qual foram aprovados. A retomada do pagamento destes auxílios, destacou, são pauta de reivindicações dos servidores, assim como a reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos.
A coordenadora conclamou todos os novos servidores a se sindicalizarem e fortalecerem a luta da categoria e o sindicato que os representa. Ela elencou alguns benefícios dos filiados, como assessoria jurídica com exceção para causas criminais. Por ser o sindicato dos trabalhadores das universidades estaduais, o Sintuperj é aberto à filiação tanto de técnicos quanto de docentes.
Durante a intervenção de Cassia, o funcionário do Sintuperj Eduardo Belarmino fez entrega de kits de filiação.
O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade
Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:
Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;
Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;
Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.
E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Como se sindicalizar
Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:
Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.
Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.