Muspe transfere ato no Palácio Guanabara para o dia 20/12

Após sinalização por parte do Governo do Estado no início desta semana, em que solicitou para o dia 20/12 a transferência da reunião agendada anteriormente para hoje, 14/12, as categorias de servidores que compõem o Muspe (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro decidiram transferir para a mesma data proposta pelo Executivo estadual o ato que estava agendado para a manhã desta quinta-feira.

A justificativa do governador Luiz Fernando Pezão é a viagem que realiza nesta quinta para Brasília, com o objetivo de firmar o acordo de empréstimo do Estado do Rio junto ao banco BNP Paribas, com aval do Governo Federal, que irá injetar R$ 2,9 bilhões aos cofres estaduais. Ainda de acordo com o governador, este montante será utilizado para o pagamento dos salários atrasados dos servidores estaduais (setembro, outubro e novembro, além do 13º salário referente ao ano de 2016).

Confira a nota publicada do Muspe:

MUSPE – Nota Oficial

O MUSPE vem a público denunciar que o governador mais uma vez descumpriu um acordo com os representantes das categorias. Na reunião que ocorreu no dia 16/11, foram 2 os compromissos firmados:

– quitação de salários atrasados no dia 27/11

– nova reunião dia 14/12 para tratar da pauta que além dos salários atrasados, inclui convocação de novos concursados e progressões/promoções das carreiras.

Agora a previsão de ambos é dia 20/12. Sua justificativa é que na data prevista para a reunião o governador estará em Brasília, para assinar o recebimento do empréstimo de 2,9 bilhões de reais.

O MUSPE reitera que haviam vários outros caminhos possíveis, que buscassem uma recuperação de fato da economia do estado. No entanto, o governo insistiu o ano inteiro nesse empréstimo que entrega a Cedae, nos endivida mais e nem assim ele consegue honrar sua palavra e cumprir prazos que ele mesmo coloca.

Em razão dos últimos acontecimentos, o MUSPE está transferindo a data do nosso Ato/Vigília para o dia 20 de dezembro, às 10h, no Palácio Guanabara.

MUSPE – Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais