Neste 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, homenagem do Sintuperj a todos aqueles que dedicam suas vidas no combate ao COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora neste dia 07 de abril o Dia Mundial da Saúde, data emblemática que tem como objetivo lembrar a importância da prevenção e dos cuidados para a qualidade de vida de todos os povos, além de exaltar o trabalho e a dedicação dos profissionais da área. E neste ano de 2020 os profissionais da Saúde, mais do que nunca, são importantíssimos no cenário das sociedades atuais. O COVID-19 (popularmente conhecido como Coronavírus) e suas implicações apresentam para todos os países uma situação sem precedentes, no qual a principal agenda se torna o combate à pandemia.

Com a ameaça latente do COVID-19, hábitos e costumes da população brasileira tiveram que ser mudados radicalmente, com o objetivo de evitar o colapso de nosso sistema de saúde. Medidas de isolamento, a suspensão de atividades públicas e o aumento dos cuidados com a higiene pessoal são práticas individuais e sociais importantes para que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa se preparar da melhor maneira para o combate e controle ao Coronavírus.

Os protocolos recomendados pela OMS e adotados pela maioria dos países têm como objetivo controlar a velocidade de disseminação do COVID-19 e proteger os grupos de maior vulnerabilidade (idosos, gestantes e pessoas com co-morbidades). E neste cenário, o trabalho das equipes de saúde em todos os níveis (difusão de informações relativas a cuidados, testagem e atendimento a pacientes, registros de casos e histórico da evolução da doença, investimento em pesquisas para buscar as causas e possíveis medicamentos e vacinas, etc.) é estritamente necessário para que haja sucesso no combate ao Coronavírus.

Nesse sentido, o SUS e as universidades públicas brasileiras novamente retomam seu papel de vanguarda e protagonismo. O Sistema, que foi criado em 1988, mas teve seu embrião plantado no Brasil há 100 anos, durante a pandemia do vírus influenza (que ficou popularmente conhecida como Gripe Espanhola), é hoje linha de frente e referência no país e no continente no combate ao COVID-19, inclusive com o desenvolvimento de protocolos de tratamento que aceleram a recuperação de pacientes. Em conjunto com os esforços do SUS, as universidades públicas brasileiras se debruçaram em pesquisas para auxiliar os pesquisadores de todo o mundo na busca por vacinas e medicamentos. A influência e a inspiração do SUS para o restante do mundo é tamanha que a Espanha estatizou hospitais privados para adicioná-los aos seus sistemas públicos neste momento de pandemia, e ganha novamente força a discussão sobre a adoção de sistemas semelhantes ao brasileiro em outros países, a exemplo dos Estados Unidos que já discutem por anos o chamado ‘ObamaCare’. Ou seja, no momento de maior dificuldade as medidas adotadas e todo o mundo provam novamente que saúde, educação e pesquisa científica não devem ser tratadas como mercadorias, mas como investimentos necessários para o desenvolvimento do país.

A Uerj neste momento se coloca também como um dos principais pilares do atendimento à saúde e combate ao COVID-19 no Rio de Janeiro e no Brasil neste ano de 2020. Os serviços de saúde da Universidade, Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e Policlínica Piquet Carneiro (PPC), novamente adquirem o status de unidades de referência em mais essa especialidade, aumentando a quantidade de leitos e oferecendo sua expertise para o desenvolvimento de cuidados e protocolos que sirvam de inspiração para os demais serviços de saúde do Estado. Mas não só os profissionais de cabeceira estão dedicados ao combate ao Coronavírus: os pesquisadores das áreas biológicas e biomédicas da Uerj estão aprofundando duas pesquisas e também participando de maneira ativa dos cuidados com a população, a exemplo do Instituto de Química que está produzindo álcool 70% para abastecer o Hupe e a PPC.

Precisamos ressaltar que, no entanto, toda a dedicação dos profissionais das áreas da saúde e áreas afins, assim como as medidas governamentais, não são suficientes para que possamos vencer esse momento de pandemia. O combate ao COVID-19 passa também pela solidariedade da população em respeitar as recomendações das autoridades para evitar a disseminação descontrolada da doença. É importante que se mantenha o isolamento social e sejam intensificadas as práticas de asseio.

O Sintuperj parabeniza pelo Dia Mundial da Saúde todos os profissionais da área, além de exaltar sua importância e agradecer a dedicação e o empenho. O Sindicato sempre lutará para que não só os profissionais dos serviços de saúde, mas todos os trabalhadores das universidades públicas estaduais (Uerj, Uenf e Uezo) sejam reconhecidos e valorizados como parte importante e necessária para a evolução do Estado do Rio de Janeiro. É neste momento de maior dificuldade que os servidores técnico-administrativos mostram sua importância.